Alagoas

Técnicos do serviço de manutenção da AeC são flagrados trabalhando sem Equipamentos de Proteção

Por 7 Segundos 09/08/2016 06h06
Técnicos do serviço de manutenção da AeC são flagrados trabalhando sem Equipamentos de Proteção
- Foto: Cortesia

Funcionários que atuam diretamente com o serviço de manutenção na filial da AeC Call Center de Arapiraca foram flagrados trabalhando sem o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

De acordo com alguns denunciantes, os funcionários estavam trabalhando no conserto e instalação de tomadas e mexiam diretamente na rede elétrica, mas alguns deles não estavam utilizando nenhum equipamento de proteção, como luvas, por exemplo.

Outros técnicos, que estavam trabalhando no telhado, também não estavam utilizando capacetes e qualquer acidente poderia ser fatal.

O EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Conforme a NR-06 e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é obrigação do trabalhador usar o Equipamento de Proteção Individual cuja atividade assim o solicitar.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da AeC Call Center e foi informado de que a empresa possui diretrizes e procedimentos de Saúde e Segurança formalizados, conforme as Normas Regulamentadoras definidas na Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego.

"Todos os colaboradores recebem treinamento inicial de Saúde e Segurança e os trabalhadores das áreas técnicas são treinados também nas Ordens de Serviços discriminadas na NR01, além de receberem os EPIs adequados para a execução de suas atividades", diz trecho da nota oficial encaminhada ao portal.

Ainda segundo a empresa, as atividades críticas somente são executadas sob a supervisão da equipe de Segurança do Trabalho.