Alagoas

"Professores e técnicos abandonam Uneal por falta de incentivo", diz presidente do sindicato

Por Erick Balbino 18/08/2016 12h12
'Professores e técnicos abandonam Uneal por falta de incentivo', diz presidente do sindicato
Professor Luiz Gomes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Uneal - Foto: Reprodução

As principais reivindicações dos professores e técnicos da Universidade Estadual de Alagoas é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o alinhamento dos salários dos servidores técnicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos servidores públicos da Uneal (Sinduneal), professor Luiz Gomes, boa parte dos professores e dos técnicos da universidade pedem exoneração por falta de incentivo e baixos salários.

"Lutamos pela implantação do PCCS para que os professores sejam beneficiados com a projeção horizontal. Atualmente, um professor que está lecionando há várias décadas na Uneal ganha exatamente o mesmo que um professor recém ingresso", informou o presidente do sindicato.

Outro problema enfrentado pela universidade é a falta de professores com Dedicação Exclusiva, uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

"O ministério exige que pelo menos 1/3 dos professores das universidades estaduais estejam sob dedicação exclusiva, mas a Uneal não tem nenhum. Nossa luta também envolve este tópico", continuou

A situação dos técnicos aprovados em concursos públicos para cargos de nível médio consegue ser ainda mais preocupante. O salário desses funcionários é o menor de todas as autarquias do Estado.

"Os funcionários técnicos também estão deixando a universidade. Os salários deles são de R$920,00. O menor de todo o estado e o menor de todas as universidades estaduais do nordeste", relatou Luiz Gomes.

Estado

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio para saber como anda a tramitação do projeto do PCCS dos professores da Uneal.

Segundo o órgão, o processo foi tramitado por todos os órgãos necessários e já foi encaminhado ao Gabinete Civil para autorização do governador Renan Filho (PMDB) e, assim, ser encaminhado o projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado.

Com relação ao alinhamento do salário dos servidores técnicos, a Seplag informou que a demanda estava sendo analisada de forma paralela ao PCCS.

"Como para discutir esse pleito com os servidores da Uneal seria necessário refazer toda a estrutura do PCCS, foi optado pelo próprio sindicato, em reunião, que a demanda fosse discutida posteriormente às tratativas e soluções do Plano de Cargos, Carreiras e Salários", disse a secretaria, em nota encaminhada ao Portal 7 Segundos.

Greve

Durante uma assembleia realizada na última terça-feira (16), os professores e técnicos da Uneal resolveram entrar em greve por tempo indeterminado já a partir da próxima segunda-feira (22).