Alagoas

Ministro do Desenvolvimento Social enaltece trabalho de Célia Rocha pela primeira infância

Por 7Segundos 24/08/2016 19h07
Ministro do Desenvolvimento Social enaltece trabalho de Célia Rocha pela primeira infância
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, enalteceu o trabalho da prefeita Célia Rocha (PSL) pela primeira infância em Arapiraca. Ele esteve nesta quarta-feira (24), no município para participar do seminário "Amor para todo a vida", do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância - Agapi.

O evento, que aconteceu no Levinos Hall, no bairro Novo Horizonte, contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, da prefeita Célia Rocha, secretários municipais e os agentes envolvidos diretamente no programa de primeira infância.

O ministro Osmar Terra disse veio a Arapiraca em respeito ao trabalho da prefeita Célia Rocha, que é uma pessoa dedicada nessa área social e uma grande parceira na construção de políticas públicas da primeira infância no Brasil.

"Como deputada federal ajudou mu8ito e como prefeita ela procurou mostrar como funciona na prática com a criação do Agapi. Arapiraca será um município modelo dos programas que nós vamos fazer na área do desenvolvimento social", ressaltou o ministro Osmar Terra.

Ele disse que o programa que será implantado pelo governo federal será na inclusão produtiva e na área do desenvolvimento infantil, que deverá ser lançado no próximo mês de setembro.

"Será um projeto que vai acompanhar de perto as famílias mais pobres do Brasil para estimular as crianças no início da vida para podermos melhora as creches do país, envolvendo outros ministérios, mas que terá a base nos municípios", explicou o ministro.

Em Arapiraca, o programa será implantado gradualmente e terá seu ápice em 2018.

Célia Rocha ficou muito emocionada pelo trabalho desenvolvido por ela, que é médica de formação e atuou na área pediátrica, e lançou o programa em Arapiraca.

"É um programa que eu tenho muito amor e dedicação por ele porque é cuidando das crianças nos primeiros anos de suas vidas que vamos oferecer para elas uma vida melhor", afirmou Célia Rocha.

Embaixadora da infância

Na ocasião, a prefeita Célia Rocha recebeu homenagens e o título de "Embaixadora da Primeira Infância no município".

O vice-governador Luciano Barbosa defendeu, veementemente, o programa para cuidar das crianças logo no início da vida.

"Cuidar das crianças é defender as futuras gerações em Alagoas, disse ele.

O Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) foi implantado no ano de 2013 e atua com apoio de várias secretarias e a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas de bairro - as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.