Arapiraca

Arapiraca alcança metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Por 7 Segundos 09/09/2016 10h10
Arapiraca alcança metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
- Foto: Ilustração

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira (Inep) com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontam que o estado de Alagoas apresentou a 2ª pior média de todo o Brasil.

Apesar disso, a Capital do Agreste, Arapiraca, conseguiu atingir as metas para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, e do 9º ano do Ensino Fundamental II.

As notas alcançadas foram de 4.6 pontos para os estudantes do 5º ano e 3.7 pra os estudantes do 9º ano. As médias tidas como meta para o ano de 2015 eram, respectivamente, 4.4 e 3.7.

I Ideb foi criado em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.