Geral

Novos protocolos fortalecem a segurança no Presídio do Agreste

Por 7 Segundos com assessoria 14/09/2016 09h09
Novos protocolos fortalecem a segurança no Presídio do Agreste

Após coordenar uma importante operação para manter a ordem e disciplina no Presídio do Agreste, situado no município de Girau do Ponciano-AL, gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) estiveram nesta terça-feira (13), na unidade, para intensificar a política de reintegração social. Durante a visita, foram estabelecidos novos procedimentos e mudanças em alguns protocolos que trarão mais seguranças para os servidores, internos e visitantes.

Além de alinhar as novas ações com os servidores penitenciários, os gestores da Seris estiveram reunidos com os reeducandos. Na ocasião, o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, fez questão de lembrar que o Estado não admitirá a depredação do patrimônio público em hipótese alguma.

“Quem descumprir as regras será conduzido para Delegacia, onde responderá pelo crime praticado, antes de ser transferidos para algum presídio federal”, alertou o secretário.

O secretário enalteceu o apoio do Governo do Estado e o trabalho dos servidores. “O governador Renan Filho tem dado uma atenção especial para fortalecer as medidas de segurança e os servidores têm correspondido com um grande trabalho. Detectamos itens ilícitos no Agreste, prontamente, retiramos o material e já adotamos protocolos de segurança, como a substituição dos bancos de ferro por plástico e a intensificação das vistorias. O apenado deve respeitar o Estado e o Poder Judiciário”, explicou o tenente -coronel.

O chefe do Presídio do Agreste, Rodrigo Lima, comentou que os profissionais da unidade receberam as instruções e já estão intensificando as operações preventivas. “Desenvolvemos um trabalho constante e contínuo de para intervir diante de qualquer suspeita, com as novas diretrizes iremos intensificá-los. Para auxiliar nas ações temos um aliado importante, a tecnologia. Dispomos de bloqueador de celular, videomonitoramento, equipamentos de Raio X e, em breve, contaremos com obody scan, que também será utilizado nas revistas.

Presídio modelo

A unidade do Agreste é tida como referência em gestão penitenciária no País, em razão da qualidade dos serviços prestados, tecnologia empregada, organização e controle de informações. Há três anos em funcionamento dentro de um sistema de cogestão, envolvendo a Seris e Empresa Reviver, nunca foram registradas rebeliões. Para manter a ordem, a atual gestão tem adotado medidas disciplinares que seguem as diretrizes do Governo do Estado.

Para que as penas sejam cumpridas conforme prevê a lei, respeitando a dignidade do reeducando, a Seris tem investido nos servidores e firmado parcerias. Os agentes penitenciários passaram por qualificações na Escola Penitenciárias e dispõem de armamentos para intervenções. Caso seja necessário a Polícia Militar também dará suporte nas ações. Além disso, uma aeronave da Segurança Pública faz o policiamento ostensivo aéreo diariamente no Agreste.