Agreste

Sem aula, pais denunciam demora de reforma em creche municipal no Agreste

Por 7 Segundos 21/09/2016 18h06
Sem aula, pais denunciam demora de reforma em creche municipal no Agreste
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Desde março desse ano a creche municipal Joana D’Angelis localizada à Rua Estudante José de Oliveira Leite, Centro de Arapiraca, iniciou a reforma antes mesmo do início do ano letivo e não há previsão para a conclusão das obras. Crianças de 2 anos a 4 anos frequentavam a unidade educacional. 

Os pais das crianças afirmaram que a reforma foi iniciada após a creche ter sido arrombada por criminosos. Os ladrões entraram pelo teto do prédio para furtar objetos. “Quando a prefeitura foi realizar os trabalhos de reparos no telhado percebeu que toda a estrutura do telhado estava bastante danificada e por isso iniciaram a reforma com urgência”, informou uma mãe de uma aluna.

Alessandra Santos da Silva matriculou tem três filhos, de 13, 8 e 3 anos. O menor foi matriculado na creche e sem previsão de início das atividades escolares, ela teve que deixar o caçula aos cuidados da filha de 13 anos. “Eu dou aula particular e faço faculdade à noite. Meu esposo trabalha o dia todo e fica com as crianças no período noturno”, relatou a mãe dos alunos.

A direção da creche informou aos pais que a prefeitura iria alugar um imóvel enquanto as obras de reformas estavam sendo realizadas, mas, praticamente, já chegou o fim do ano e as crianças não puderam voltar para a creche.

“Todos os meses ficávamos naquela expectativa para o anúncio do novo local, e só tínhamos frustação, um descaso total” , denunciou Alessandra Santos.

Planejamento e previsão

De acordo com Kátia Carvalho, diretora da Assessoria de Planejamento, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a reforma é diferente de uma construção porque os serviços são muitos e o prazo acaba se estendendo. Por outro lado, ela afirmou que os alunos da creche não serão prejudicados uma vez que o ano letivo no município irá se alongar.

"Inicialmente fizemos um planejamento para entregar a creche em maio, mas não foi possível e a precisão é que a cheche seja entregue toda reformada com as exigências legais até o dia 30 de setembro, depois de reuniões com a secretária de Educação, Maria Gorete, o secretário de Obras, Valdeir Galindo e os empreiteiros da obra", explicou Kátia Carvalho.

Veja, abaixo, o vídeo da creche feito pelo 7 Segundos: