Alagoas

Tarcizo afirma que irá transformar o centro de Arapiraca em um ambiente acessível e saudável

Por 7 Segundos com Assessoria 21/09/2016 15h03
Tarcizo afirma que irá transformar o centro de Arapiraca em um ambiente acessível e saudável
Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Gestão transparente, com a sociedade e que facilite a vida do arapiraquense. Essa foi uma das declarações do candidato à Prefeitura Municipal de Arapiraca, Tarcizo Freire (PP), durante a Série de Entrevistas promovida pelo Sindilojas Arapiraca, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), e com o apoio do Sesc Arapiraca.

Em relação ao comércio local, Tarcizo afirmou ter a intenção de fortalecer os lojistas, explorar os espaços públicos e transformar o centro em um ambiente acessível e saudável, com internet gratuita e um calçadão para que os consumidores sintam-se convidados a frequentar. Segundo ele, ainda sobre o comércio, a proposta será convidar entidades como a Fecomércio, o Sindilojas, a CDL e outras entidades para contribuir com a administração.

Saneamento

O candidato criticou a ausência de saneamento básico e o classificou como fundamental, principalmente, por se tratar de uma questão de saúde pública. Além de interferir no desenvolvimento econômico do município.

“Não podemos permitir que Arapiraca cresça com tantos loteamentos e sem ordenamento se criando tantas favelas. É preciso buscar parcerias com a Casal e os governos estadual e federal. Com essa estrutura consolidada, vamos atrair mais indústrias, mais empresas, o município precisa crescer verticalmente. Vamos elaborar projetos, onde tiver um centavo iremos buscar. É necessário planejamento”, disparou.

Segurança

No que se refere à segurança pública, Tarcizo disse que é um dever do Estado. No entanto, seu projeto de governo prevê a criação da Guarda Municipal qualificada e preparada. Ele citou ainda o videomonitoramento e a criação da Guarda Ostensiva Preventiva nos locais de maior índice de violência. Outro ponto destacado pelo candidato é a melhoria da qualidade da iluminação pública.

“Dinheiro Arapiraca tem, pois recebe por ano R$ 500 mil de taxa de iluminação pública”, afirmou e completou criticando que não há fiscalização.

Quanto à violência em Arapiraca, Tarcizo comentou que se trata de uma questão social. "Vamos minimizar esse sofrimento quando criar o polo industrial. Na hora que gera emprego diminui a violência. Propomos uma gestão participativa com a sociedade para que as ações do governo possam chegar em toda Arapiraca, em especial, na periferia”, assegurou.

Educação e emprego

Segundo o candidato, é essencial aumentar a oferta do ensino profissionalizante e disse que o poder público precisa agir com responsabilidade. Quanto à elevada carga tributária, Tarcizo comentou não saber se será preciso alterar o ISS. “Sei que podemos adotar a isenção para atrair investidores”, destacou.

Para impulsionar a geração de emprego e renda, o candidato explicou que dará suporte ao distrito industrial, montando uma estrutura com energia, água, saneamento e a criação do polo industrial.

Sobre a inclusão do jovem no mercado de trabalho, alguns municípios do País concedem incentivos fiscais para as empresas que contratarem esses jovens e sobre essa proposta, Tarcizo afirmou que poderá adotar em sua gestão dentro da legalidade, caso seja eleito.

Na área de Educação, o candidato afirmou que as escolas estão sucateadas, mas irá investir nas unidades de ensino e implantar gratificação por meta para estimular o professor. Além de fortalecer o ensino integral, garantir as merendas e aumentar o número de creche para que as mães possam trabalhar.

Assim como aconteceu com os candidatos sabatinados ontem, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, entregou ao candidato a “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”. Lançada pela Fecomércio em parceria com os sindicatos filiados, o documento sugere medidas de valorização dos comércios locais como forma de estimular o desenvolvimento.