Maceió

Ônibus do Hemoal realiza coleta no Parque Shopping nesta quarta-feira (28)

Veículo incentiva doações de voluntários em locais estratégicos

Por Redação com assessoria 27/09/2016 18h06
Ônibus do Hemoal realiza coleta no Parque Shopping nesta quarta-feira (28)
Rotatividade do ônibus permite aumentar o banco de sangue - Foto: Olival Santos

Para aumentar a quantidade de sangue disponível, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizou, nesta terça-feira (27), uma coleta externa em frente à TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, no bairro do Farol, em Maceió. O ônibus ficou estacionado na frente de uma das portarias da emissora para recepção dos doadores no horário de 8h às 16h.

Para se candidatar à doação de sangue, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento.

De acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemoal, Maria das Graças Padilha, até 14h, foram realizados quase 40 cadastros e 21 doações. “Essas ações são importantes para a renovação do estoque de sangue da unidade. Cada doação pode ajudar várias vidas”, destacou Maria das Graças.

O ônibus do Hemoal estará nesta quarta-feira (28), no Parque Shopping, em Cruz das Almas, a partir das 8h; e na quinta-feira, a unidade estará na sede da Apala, na Gruta, para cadastro de doadores de medula.

A responsável explicou que para ser um doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar CPF e Carteira de Identidade, além de informar o endereço residencial.

“Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético”, explicou Maria das Graças Padilha.

Os voluntários também podem realizar suas doações de sangue nos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.

A do Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e a do Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.