Arapiraca

Célia Rocha recebe o título de Embaixadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância

Por 7 Segundos com assessoria 12/10/2016 10h10
Célia Rocha recebe o título de Embaixadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância

Com os trabalhos dirigidos interinamente pelo segundo secretário, Ronaldy Vital Rios (Roninho), pelo vice-presidente Sérgio do Sindicato, Moisés Machado e Josias Albuquerque, a Câmara Municipal de Arapiraca, realizou na note desta terça-feira (11), sua primeira sessão ordinária da semana.
Vários projetos, indicações, requerimentos e moções foram discutidos, votados e aprovados pelos vereadores. Entre os projetos aprovados, o destaque ficou por conta do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, concedendo no âmbito do município, o título de Embaixadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), a prefeita Célia Rocha.
Segundo o projeto, a honraria é um reconhecimento do Legislativo de Arapiraca pelo destaque da prefeita nas atividades voltadas para o bem estar físico, mental, afetivo, cognitivo e social da família das gestantes e das crianças de até seis anos.
Ainda de acordo com o projeto, a homenagem será efetivada através da entrega de um diploma e uma placa a prefeita Célia Rocha.
O Agapi foi lançado no ano de 2013, pela prefeita Célia Rocha, e faz parte de um programa voltado para o fortalecimento dos laços familiares, cuidados com as gestantes, recém-nascidos e o acompanhamento especializado para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças de Arapiraca.
Das 20 experiências selecionadas pelo Ministério da Saúde, para apresentação das iniciativas em defesa da primeira infância e que serão vistas na 12ª edição da mostra "Aqui Tem SUS", o município de Arapiraca teve sete ações escolhidas, e uma delas ficou em segundo lugar em todo o Brasil.
No dia 5 de outubro de 2016, o governo brasileiro lançou com o apoio de parlamentares, organismos internacionais e sociedade civil, o Programa Criança Feliz. A iniciativa promoverá o desenvolvimento infantil integral de crianças na primeira infância e será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), responsável pelo Cadastro Único e pelo Programa Bolsa Família (PBF).

O Criança Feliz será viabilizado por meio de uma parceria com outros quatro ministérios: Saúde, Educação, Cultura e Justiça. O intuito é realizar visitas domiciliares semanais às famílias beneficiárias, a fim de identificar oportunidades e riscos para o desenvolvimento infantil.


O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que esteve recentemente em Alagoas, citou o Agapi como programa de excelência para o desenvolvimento das crianças.

Durante a sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, da noite desta terça-feira (11), a vereadora Gilvania Barros (PMDB), apresentou Voto de Aplauso pela passagem dos 15 anos, a serem comemorados neste dia 12 de outubro, a Rádio Comunitária a Voz do Povo A Voz de Deus. Segundo a vereadora, ao longo desses quinze anos de existência, a emissora que recebeu recentemente da Anatel a autorização para operar por mais dez anos, tem exercido um importante papel na consolidação da democracia, ao levar aos seus milhares de ouvintes, a informação e o entretenimento.

Ela lembra, que esse legado da comunicação foi deixado pelo padre Aldo de Melo Brandão, que muito fez pelo desenvolvimento de Arapiraca, dando a cidade, onde hoje, orgulha, não apenas a sua diretoria, mas a toda a sociedade arapiraquense que recebe de braços abertos, os ensinamentos religiosos da emissora católica.

Ainda durante a reunião, Gilvania Barros, também concedeu uma Moção de Aplauso pelos 50 anos da Paróquia de Santo Antonio, no bairro de Cacimbas, que em meio século, tem realizado um trabalho de evangelização com os milhares de fiéis. Ela ressaltou ainda, o trabalho realizado por muitos anos, dos padres Antônio Lima Neto e do Monsenhor José Neto, dois pilares da evangelização daquela paróquia, que é a segunda mais antiga de Arapiraca e tem feito um trabalho de transformação social.

Para concluir, a vereadora também falou sobre os 100 anos da Diocese de Penedo, onde segundo ela, realizou durante quatro dias, uma intensa programação com o seu centenário, trazendo do Vaticano, o Núncio Apostólico, Giovanni D’Aniello, representante do Papa Francisco, que celebrou missas e ajudou na evangelização de milhares de fiéis, da Diocese de Penedo, que é composta hoje por 47 paróquias distribuídas em 31 municípios alagoanos, cuja Catedral fica localizada no Centro Histórico de Penedo, no baixo São Francisco.Para Gilvania Barros, foram dez dias de muita alegria e aprendizado religioso que muito contribuiu com a solidificação da fé cristã.

Estiveram presentes à sessão, os vereadores Rogério Nezinho, Dr. Fábio, Aurélia Fernandes, Adalberto Saturnino, Edvânio do Zé Baixinho, Dorge do Queijo e Fabiano Leão,