Brasil

Prefeito eleito de SP comete gafe ao dizer que doará salário para crianças "defeituosas"

Por Folha de São Paulo 21/10/2016 15h03
Prefeito eleito de SP comete gafe ao dizer que doará salário para crianças 'defeituosas'
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1824932-doria-comete-gafe-ao-dizer-que-doara-salario-para-criancas-deficientes.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e ví - Foto: Bruno Santos/ Folhapress

O prefeito eleito João Doria (PSDB) cometeu uma gafe ao afirmar nesta sexta-feira (21) que vai doar seu primeiro salário para uma "associação de crianças defeituosas".

O termo usado pelo tucano "defeituosas" costumava ser empregado antigamente, mas hoje é considerado pejorativo. O correto é "com deficiência". Doria se referia à AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência).

"Vou doar os 48 salários de prefeito. A primeira entidade que vai receber o meu salário é a AACD, associação para as crianças defeituosas, que é uma entidade respeitada que faz um excepcional trabalho na cidade de São Paulo."

Horas após a afirmação, Doria enviou nota afirmando reconhecer "o equívoco no uso da expressão" e pedindo desculpas.

Durante a campanha, Doria gerou polêmica com pessoas com deficiência ao cogitar extinguir a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Ele recuou após receber críticas da deputada federal, Mara Gabrilli (PSDB-SP), sua correligionária, que é cadeirante. Ela considerou a ideia "um retrocesso" e disse que "de nenhum ângulo", conseguia ver alguma vantagem na medida.