Alagoas

Manifestantes contra o fim da vaquejada lotam Esplanada dos Ministérios

Por 7segundos 25/10/2016 17h05
Manifestantes contra o fim da vaquejada lotam Esplanada dos Ministérios
Manifestação em Brasília contra o fim da vaquejada no país - Foto: José Cruz / Agência Brasil

Manifestantes contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a vaquejada no país, lotaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira (25).

De acordo com o empresário arapiraquense do agronegócio, Wangles Araújo, proprietário do Parque Divina Luz, cerca de 700 caminhões de transporte de animais, vaqueiros, cavalos e bois de diversos estados brasileiros se uniram a favor da vaquejada e contra a decisão do STF.

O Supremo, no último dia 6, julgou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada no estado. Com o entendimento do STF, a prática passou a ser considerada ilegal, relacionada a maus-tratos de animais.

Com faixas e carros de som próximo ao Congresso Nacional, os cerca de seis mil manifestantes reforçaram o amor pela vaquejada e pelos animais e negaram maus-tratos na prática do evento disseminado em todo o país, principalmente no Nordeste do Brasil.

Os manifestantes usaram a palavra e destacaram que a vaquejada faz parte da cultura popular do povo brasileiro, além de ser uma atividade que gera rendae emprego para milhares de pessoas.

Wangles Araújo afirmo ao Portal 7 Segundos, por telefone, que mais de 400 deputados federais se manifestaram a favor da criação de lei que permite a prática da vaquejada no país.

"Um evento muito significtivo para mostrar a dimensão da vaquejada no Brasil", afirmou Wangles Araújo, que enviou fotos do evento por meio das redes sociais.

Nos carros de som, os deputados se pronunciaram e mostraram apoio à vaquejada e aos manifestantes em Brasília.

Da bancada alagoana, Wangles Araújo disse que entre os deputados estavam Nivaldo Albuquerque (PRP) e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, estavam presentes apoiando os vaqueiros de todo o Brasil.

Durante todo o dia, os manifestantes participaram de uma missa na Catedral de Brasília, além de audiência na Câmara dos Deputados. O ato público vai terminar com um show com artistas sertanejos, na noite desta terça-feira, na Esplanada dos Ministérios.