Justiça

José Dirceu é condenado pelo STF por corrupção ativa.

Ex-ministro da Casa Civil é considerado pela acusação como mentor do mensalão

Por Estadão 09/10/2012 21h09
José Dirceu é condenado pelo STF por corrupção ativa.
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisou nesta terça-feira, (09), a conduta do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT - na época da denúncia -, José Genoino, e do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. A maioria dos ministros entendeu que os três são culpados. Ainda faltam os votos de Celso de Mello e do presidente do STF, Carlos Ayres Britto. O julgamento segue na sessão desta quarta-feira, 10. No entanto, o placar atual confirma o que o Ministério Público apontava: o mensalão foi gerenciado pelo então ministro entre “as quatro paredes da Casa Civil”. A versão é negada pelo ex-ministro.

Dirceu é apontado pela acusação como mentor do esquema de compra de apoio político durante o governo Lula. Votaram pela sua condenação seis dos atuais dez ministros do STF: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, o absolveu. Dias Toffoli acompanhou o revisor.

As investigações e os votos dos ministros do Supremo mostram que Dirceu atuava nas duas pontas do esquema, negociando empréstimos bancários fraudados para ocultar desvios de recursos públicos e fomentar o caixa do mensalão e, ao mesmo tempo, fechando os acordos políticos com a promessa de saques milionários. Para o advogado do ex-ministro, José Dirceu de Oliveira e Silva, O Ministério Público não provou as acusações feitas contra seu cliente e os argumentos acolhidos pelos ministros não comprovam o envolvimento de Dirceu no escândalo.

Os únicos réus que foram absolvidos pelo tribunal foram Geiza Dias e Anderson Adauto. Além do núcleo político, os ministros também condenaram Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Rogério Tolentino.