Alagoas

Policia Civil realiza capacitação em explosivos para atuar em AL

 1º Blaster da Polícia Civil de Alagoas é capacitado para atuar no estado 

Por Assessoria 10/10/2012 08h08
Policia Civil realiza capacitação em explosivos para atuar em AL
O delegado Medson Maia, diretor do Deinfo (Diretoria de estatística, informática e armas) e o agente Ednildo Macena, gerente do Gercame (Gerência de registro, regulamentação e controle de armas, munição e explosivos) da Polícia Civil de Alagoas, viajaram aos estados da Bahia e Sergipe para buscar capacitação em explosivos.

Ednildo Macena se tornará o 1º Blaster - profissional habilitado a fiscalizar e utilizar explosivos industriais e acessórios de detonação - da PC de Alagoas.

O primeiro passo para a formação do policial aconteceu nos dias 03 e 04 deste mês durante uma visita ao DEFAE (Departamento de Fiscalização de armas e explosivos) do Estado de Sergipe, quando o delegado Medson Maia e Ednildo Macena, participaram de uma palestra ministrada pelo sargento Freire, da 6ª região do Exército Brasileiro, do departamento do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC).

Na ocasião, eles receberam explicação sobre a portaria do exército, que trata das normas relativas às atividades de explosivos, que busca intensificar a fiscalização, com a intenção de evitar o desvio de explosivos, que estão sendo usados em explosões de caixas eletrônicos. 
Ainda em Sergipe, eles visitaram a empresa multinacional Schulmberger, da área de perfuração de petróleo com a intenção de conhecer o estoque de explosivos e como é realizado seu controle.

Para Ednildo Macena, a organização do DFAE reflete no conhecimento sobre a área. “Desde 2007, eles se tornaram referência no nordeste nesta área de Blaster, e aqui presenciamos como se organizam e se preparam”, declarou. 

A formação do gerente será concluída em Salvador, na próxima semana, no curso de capacitação ministrado pela empresa multinacional de explosivos ORICA, onde serão repassados conceitos e aplicações sobre a função de Blaster, que serão habilitados a fiscalizar e utilizar explosivos industriais e acessórios de detonação.
O curso envolverá temas como tipo de explosivos, desmonte e seleção de explosivos, Legislação, acessórios para detonação e segurança no manuseio.

Segundo Medson Maia, a Polícia Civil quer padronizar o trabalho para criar serviço efetivo de combate ao desvio de explosivos. “Após formamos o Blaster dentro da nossa instituição, poderemos multiplicar este conhecimento, para outros policiais que atuam em delegacias onde existem pedreiras, a exemplo de Rio Largo e São Miguel dos Campos”, esclareceu.

De acordo com Ednildo Macena, o Exército fiscaliza as empresas de forma administrativa, mas a partir da capacitação a PC vai estar preparada para executar a parte penal, podendo prender e autuar em flagrantes aqueles que não respeitarem as normas de processos de preparação e estocagem.