Alagoas

Prefeitos se mobilizam para ressuscitar a AMA

&nbsp;V&aacute;rios prefeitos mostram interesse em administrar a associa&ccedil;&atilde;o em 2013&nbsp;<br />

14/10/2012 17h05
Prefeitos se mobilizam para ressuscitar a AMA
Por Mozart Luna

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) passa por um momento de esvaziamento devido a vários fatores começando pela falta de incentivo e principalmente temas e mobilizações na defesa dos municípios que consigam levar para entidade os prefeitos. A AMA que já foi considerada uma das mais organizadas e atuantes nos últimos três anos vive momentos de desânimo.

Alguns dos novos prefeitos eleitos estão se articulando para tentar reerguer a entidade e torná-la ativa, atuante e mais representativa. Nomes como da ex-deputada Lucila Toledo, Pauline Pereira, Célia Rocha, Marcelo Beltrão, Toninho Lins e Jorge Dantas, surgem no horizonte como nomes para presidência da AMA, todos com histórica política e experiência.

Temas importantes devem ser debatidos no próximo ano como, por exemplo, a instalação dos aterros sanitários exigido pela lei que determina que os municípios devam construí-los até julho do próximo ano, como também a criação de uma nova legislação que protejo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) das isenções fiscais promovidas pelo governo federal.

Outros problemas mais regionais como a melhoria das rodovias estaduais de acesso aos municípios e mais recursos para as unidades hospitalares mantidas em parceria com o governo do estado deveriam e devem fazer parte da pauta de reivindicações da entidade municipalista. É preciso ressuscitar a AMA.