Saúde

Ubiratan Pedrosa é cotado para assumir o cargo de secretário adjunto da Saúde

Por 7 Segundos 31/01/2017 14h02
Ubiratan Pedrosa é cotado para assumir o cargo de secretário adjunto da Saúde
Ubiratan Pedrosa é cotado para ser o secretário adjunto de Saúde de Alagoas - Foto: Reprodução / Internet

Em entrevista por telefone ao Portal 7 Segundos, no início da tarde desta terça-feira (31), o médico sanitarista Ubiratan Pedrosa, é um dos nomes cotados para assumir ao cargo de secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Alagoas, mas ele afirmou que ainda não recebeu o convite por parte do governador de Alaogas, Renan Filho.

"Ainda não fui contactado pessoalmente ou por telefone para exercer o cargo de secretário adjunto de Saúde. Mas, trabalho com esse setor há mais de 40 anos. É a minha vida e estou preparado para trabalhar por Alagoas", disse o médico Ubiratan Pedrosa.

O último cargo público de Ubiratan Pedrosa foi o de secretário municipal de Saúde de Arapiraca, no governo da ex-prefeita Célia Rocha.

Mudança de secretário

Com a saída da secretária Rosângela Wyszomirska, o governador Renan Filho já sinalizou que o novo secretário de Saúde será o atual secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, que já deu sinal verde para assumir a Secretaria de Saúde.

O ex-secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, foi secretário de Saúde no governo Collor e passou por um cargo importante no Ministério da Saúde (MS). Ubiratan Pedrosa também foi presidente municipal do Conselho de Saúde de Alagoas (Cosems), onde teve trânsito livre com os 102 secretários de Saúde de Alagoas.

Governador anuncia novo secretário da Saúde

O governador Renan Filho anunciou, nesta terça-feira (31), o nome de Christian Teixeira para assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em substituição à médica Rosangela Wyszomirska, que respondia pela pasta desde o início da gestão em 2015. Christian chefiava a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag).

Renan Filho explicou que chegou a cogitar um nome da área médica, mas a escolha por Christian Teixeira deu-se pelo seu perfil técnico com foco em gestão. Para o governador, no atual cenário, é exatamente isso que o Estado busca: aproximar a Secretaria de Saúde das mais eficazes práticas de gestão para acelerar o trabalho.

“Precisamos dar uma nova dinâmica, por isso Christian vai para a Sesau. Vamos remanejar o secretário de Planejamento e Gestão para lá e escolher nomes vinculados com a Saúde e gestão para compor o secretariado. Na própria secretaria tem muita gente valorosa e que vai continuar trabalhando lá”, declarou o governador.

Secretário Adjunto

O governador completou que o novo secretário vai avaliar a necessidade de fazer algumas alterações. Em relação aos secretários adjuntos, ele explicou que o Estado ainda não está discutindo sobre o assunto, mas que os respectivos secretários vão para as devidas pastas e farão uma reflexão das necessidades.

“Muita gente vai ficar. Aliás, se o secretário do Planejamento está sendo remanejado é porque a pasta estava funcionando bem e esperamos que muitas pessoas permaneçam lá. Na Saúde também temos muita gente capaz e qualificada que vai seguir trabalhando na pasta”, finalizou.