Alagoas

Alfredo Gaspar defende harmonia entre os poderes

Por MPE/AL 10/02/2017 16h04
Alfredo Gaspar defende harmonia entre os poderes
Chefe do Ministério Público, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, faz visitas institucionais e defende harmonia entre os poderes - Foto: MPE/AL

O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, finalizou a agenda de visitas de cortesias aos chefes dos Poderes e das instituições em Alagoas. Tais compromissos foram programados com a finalidade de demonstrar que o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) defende a autonomia entre os órgãos, porém, prezando sempre pela harmonia e o respeito mútuo.

A primeira visita de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi feita à Marinha do Brasil, no dia 11 de janeiro. Na ocasião, ele foi recebido pelo capitão dos Portos de Alagoas, capitão de Fragata Mário Teixeira, que fez uma palestra no auditório da instituição para explicar a Gaspar como é o funcionado da Capitania aqui no Estado. Na sequência, no dia 12, o encontro foi com o tenente-coronel Nílton Diniz Rodrigues, comandante 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, o Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca.

Governo do Estado e Assembleia Legislativa

No dia 20 de janeiro a visita institucional foi feita ao Poder Executivo de Alagoas. O chefe do MPE/AL, parte do Colégio de Procuradores de Justiça - Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Dilmar Lopes Camerino, Válter Omena Acioly, Lean Ferreira de Araújo, Marcos Barros Méro, Luiz Antônio Carnaúba, José Arthur Melo, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, Antiógenes Marques de Lira, Antônio Arecippo de Barros Teixeira Neto e Denise Guimarães - e os promotores de Justiça Flávio Costa, Sandra Malta Prata Lim, Luiz Medeiros, Norma Medeiros, Delfino Costa Neto e Edelzito Santos Andrade foram recebidos pelo governador do Estado, Renan Filho. O encontro teve o objetivo de manter o canal de diálogo entre as duas instituições. "O Ministério Público não pode, e nem deve, viver sem dialogar com os poderes constituídos. Isso, claro, sem abrir mão da sua independência funcional”, defendeu Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

O governador Renan Filho, naquela data, destacou o respeito ao trabalho desenvolvido por Gaspar durante sua estada na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e garantiu que o Executivo vai trabalhar em harmonia com o MPE/AL. “Todos sabem do meu respeito pelo Ministério Público e o trabalho desenvolvido pela instituição. Também é público apreço que tenho pelo procurador-geral Alfredo Gaspar. Ele foi secretário de Segurança no primeiro ano da minha gestão e avaliado como um dos melhores quadros que já passaram pela pasta. Compartilhamos dos mesmos ideais para Alagoas e, exatamente por isso, a relação entre as duas instituições será de parceria. O diálogo será sempre o primeiro caminho a ser seguido”, assegurou o governador.

Na semana seguinte, no dia 23, a comitiva do Ministério Público foi recebida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas. O presidente da Casa de Tavares Bastos, Luiz Dantas, recepcionou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os procuradores de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Vicente Félix Correia, Marcos Barros Méro, José Arthur Melo, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e Denise Guimarães, e os promotores de Justiça Max Martins, Flávio Costa, Luiz Vasconcelos e Cláudio Sá.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça afirmou que também deseja, com o Parlamento Estadual, uma relação de harmonia. "O Ministério Público está aberto para o diálogo respeitoso", destacou o chefe do MPE/AL.

O presidente Luiz Dantas agradeceu a visita de cortesia e aproveitou para parabenizar Alfredo Gaspar de Mendonça Neto pela eleição à chefia do Ministério Público. "Também é de nosso interesse manter o melhor relacionamento com os demais poderes. Iremos receber com fidalguia e firmeza todas as demandas do MP”, garantiu Dantas. Também estiveram presentes ao encontro os deputados Ronaldo Medeiros, Isnaldo Bulhões, Edval Gaia, Marcos Barbosa, Inácio Loiola e Tarcízio Freire.

Tribunal de Justiça e Casa da Indústria

O Tribunal de Justiça de Alagoas também foi visitado pela cúpula do Ministério Público. O encontro, que aconteceu no dia 25 de janeiro, foi realizado na sala de reuniões do TJ/AL. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto estava ao lado dos procuradores de Justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Sérgio Jucá, Dilmar Lopes Camerino, Válter Omena Acioly, Marcos Barros Méro, José Arthur Melo, Vicente Félix Correia, Walber José Valente de Lima e Denise Guimarães e dos promotores de Justiça Flávio Costa, Max Martins e Luciano Romero.

A comitiva do MPE/AL foi recepcionada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Otávio Leão Praxedes, pelo vice-presidente, desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly, e pelo corregedor-geral, desembargador Paulo Barros da Silva Lima. No encontro, o procurador-geral de Justiça salientou a importância do Poder Judiciário e sua contribuição para o regime democrático.

“A presença dos procuradores e promotores de Justiça representa um respeito muito grande ao nosso Poder Judiciário. Vamos trilhar sempre o mesmo caminho, perseguindo um trabalho em benefício da população”, declarou Otávio Praxedes. Já a visita à Casa da Indústria foi realizada no mesmo dia, porém, no horário da tarde. Ao lado de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto estiveram os procuradores de Justiça Sérgio Jucá, Marcos Barros Méro e José Arthur Melo e promotor de Justiça Flávio Costa. Os membros foram recebidos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, pelo vice-presidente, José Nogueira, pelo diretor-secretário da entidade, Alberto Cabús, e pelo presidente do Sinduscon/AL, Alfredo Brêda.

“A Fiea é uma a mais importante entidade para a indústria em Alagoas, sendo responsável por fomentar vários serviços de aperfeiçoamento, tanto para a gestão empresarial quanto para capacitação profissional”, afirmou o procurador-geral de Justiça.

Polícia Federal e 17ª Vara Criminal da Capital

A visita de cortesia à Polícia Federal ocorreu em 27 de janeiro. O chefe do Ministério Público, acompanhado do promotor de Justiça Flávio Costa, conversou com o superintendente da PF, delegado Bernardo Gonçalves Torres, sobre a união de forças no combate a corrupção. “Inicialmente, precisamos parabenizar a Polícia Federal pelo trabalho desenvolvido nas sucessivas operações de combate a corrupção. Essa é uma sangria que precisa ser estancada. Alagoas já não aguenta mais esse tipo de crime. E justamente para atuarmos contra esses desvios de recursos públicos, precisamos estreitar ainda mais a parceria que sempre existiu com a finalidade de buscarmos a responsabilização dos agentes que insistem em lesar o patrimônio público”, afirmou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

“Sem dúvida alguma essa é uma parceria que pode ser sempre melhorada. Unamos as nossas tecnologias, serviços de inteligência e recursos humanos contra os maus gestores”, reforçou Bernardo Gonçalves Torres.

E a última visita da administração superior do Ministério Público foi à 17ª Vara Criminal da Capital, no último dia 06. “É um Colegiado que merece o respeito da sociedade”, enfatizou a chefia do Ministério Público, que esteve acompanhada do subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, dos promotores de Justiça que compõem o Gecoc, Antônio Luiz dos Santos Filho, Hamilton Carneiro Júnior e Carlos Davi Lopes Correia Lima, e do promotor de Justiça Flávio Costa.

Neste encontro, estavam presentes os magistrados Sandro Augusto dos Santos, Antônio Barros da Silva Lima e Antônio Emanuel Dória Ferreira.