Baixo São Francisco

Em festa tradicional, penedenses lavam calçada de igreja para pedir paz e harmonia no carnaval

A lavagem das escadarias de Igreja do Rosário é um espetáculo de música, flores e perfume.

Por 7 Segundos com Assessoria 23/02/2017 08h08
Em festa tradicional, penedenses lavam calçada de igreja para pedir paz e harmonia no carnaval
Cidades se preparam para o carnaval - Foto: 7 Segundos

Já é de praxe, na sexta-feira que antecede o carnaval a cidade de Penedo, localizada no Baixo São Francisco, realiza a tradicional 'Lavagem do Beco e das Escadarias do Rosário' e atrai anualmente milhares de pessoas.

A cerimônia ‘Águas de Oxalá’ reúne o frevo e o sincretismo religioso, onde adeptos das religiões de matriz africana abrem o festejo, com muita água de cheiro e flores, percorrendo em cortejo as principais ruas de Penedo para lavar as escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, Centro Histórico.

O ritual é uma forma simbólica de pedir paz e harmonia no carnaval e varrer todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças do mundo.

Seguindo a programação, o evento vai acorrer na próxima sexta-feira (24), a partir das 18h30min, com saída do corteja das baianas da Praça Clementino do Monte, percorrendo a Avenida Getúlio Vargas e encerrando no adro da Igreja do Rosário.

De acordo com o babalorixá Bobô, a organização do ritual está nos preparativos finais, para mais uma vez, sair pelas principais ruas de Penedo. “Estamos nos preparativos finais do ritual. Toda a cerimônia segue uma série de ritos. Vamos mais uma vez pedir paz para o período de carnaval, almejando assim, que todos possam brincar com muita alegria”, disse Pai Bobô.

História

A lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa e chegou ao Brasil durante o império. Segundo a pesquisadora Cristina Sanches, o povo fazia penitências e promessas aos santos de maior adoração, varrendo, enfeitando e zelando pelas igrejas.

Sanches ainda explica em sua pesquisa que a padroeira das Irmandades dos Pretos é Nossa Senhora do Rosário, que também é a padroeira da cidade de Penedo.

Como forma de resgatar a tradição secular e de raízes africanas, em 2005 a gestão do prefeito Marcius Beltrão trouxe de volta a belíssima cerimônia das 'Águas de Oxalá'.

Muito frevo

Com o término do ritual, o percurso entre à Praça Jácome Calheiros e a Marechal Deodoro é tomado pelo frevo, onde blocos tradicionais com orquestras de frevo sobem e descem o chamado QG do Frevo, também chamado de Rosário Estreito e Rosário Largo, com previsão de encerramento por volta das 03h de sábado.