Política

Homenagem ao ex-presidente Lula gera debate em plenário

Por ALE 07/04/2017 10h10
Homenagem ao ex-presidente Lula gera debate em plenário
Dudu Holanda - Foto: ALE

O deputado Dudu Hollanda (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 6, para fazer um esclarecimento sobre duas homenagens que fez ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando ainda era vereador por Maceió e no início de seu mandato como deputado estadual. “Eu ofertei, na época, o título de cidadão honorário de Maceió e o titulo de cidadão honorário de Alagoas ao ex-presidente Lula por sua atenção e ajuda na reconstrução de 19 municípios destruídos pelas enchentes de 2010. Sua ajuda beneficiou mais de 40 mil famílias que foram atingidas diretamente por aquela catástrofe”, explicou.

O deputado disse que o presidente Lula veio ao Estado e ajudou a reconstruiu estes municípios. Dudu, primeiro como vereador e depois como deputado, solicitou as homenagens apresentando dois projetos de decreto legislativo. “No momento oportuno de sua vinda a Alagoas comunicarei a esta Casa para que, conjuntamente com a Câmara Municipal, possamos prestar essa justa homenagem", afirmou.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) discordou da homenagem. “Não estava nesta Casa durante a aprovação destas homenagens. Acho um desserviço a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores homenagearem um dos maiores corruptos do Brasil. Um homem que está indiciado em vários processos. Ele não merece ser homenageado pelo povo alagoano e se, por ventura, ele vier receber estes títulos, farei uma moção de repúdio e não virei para sessão", afirmou o deputado, sugerindo que fosse retirada a homenagem até o fim das investigações que envolvem o nome do ex-presidente.

Já o deputado Marcelo Victor (PSD) considerou justa a homenagem ao ex-presidente Lula e confirmou sua presença no dia em que a sessão for marcada. “É uma justa homenagem. Ele ajudou demais o Estado de Alagoas mesmo, na época, tendo aqui um governo tucano. Este tipo de grandeza só encontramos nos homens de bom coração. Não somos aqui nem acusadores e nem advogados, já que o ex-presidente, até onde eu sei, não foi condenado em nenhum processo. É preciso deixar claro que, na época que estes títulos foram aprovados, Lula era presidente do Brasil e comprometido com Alagoas, principalmente no momento em que várias cidades foram destruídas pela enchente”, disse.

Ainda em aparte, o deputado Francisco Tenório (PMN) também concordou com as homenagens e lembrou que Lula está sendo investigado, mas não foi condenado em nenhum processo. “Não podemos atirar pedra, devemos esperar que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuem suas investigações e cheguem às conclusões finais. Porém, acho que ele é merecedor das homenagens e reconheço que foi um dos grandes presidentes da República", concluiu.