Alagoas

Pequenas Obras Grandes Mudanças levam melhorias em mobilidade urbana para interior de Alagoas

Por Assessoria 17/04/2017 12h12
Pequenas Obras Grandes Mudanças levam melhorias em mobilidade urbana para interior de Alagoas
População de São José da Lage será a primeira a ser beneficiada com obras - Foto: Divulgação

Levar ações transformadoras para aqueles que mais precisam, nos quatro cantos de Alagoas, é uma das missões do Governo do Estado. Esse compromisso, que já é realidade em 20 grotas de Maceió por meio do programa Pequenas Obras Grandes Mudanças, da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), agora contempla pela primeira vez o interior alagoano com serviços de mobilidade urbana em regiões de infraestrutura precária.

A primeira localidade fora da capital a receber o programa é a comunidade Alto da Cocada, no município de São José da Laje, Zona da Mata de Alagoas, onde, por enquanto, os barrancos e escadarias improvisadas são os protagonistas da paisagem. 

A estudante Alexsandra da Silva já estava tão habituada com essa realidade que não esperava que a situação fosse mudar. Ela conta que é grande o fluxo de pessoas transitando pela comunidade e que, apesar das melhorias em mobilidade serem uma urgência da população local, os benefícios nunca haviam chegado.  

"Quando chove fica ainda mais difícil, então estamos muito ansiosos. A construção dessas escadarias vai ser uma grande mudança para os moradores", afirma a jovem.

Durante a 6ª edição do Governo Presente, no último sábado (8), o governador Renan Filho e o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram um protocolo de intenções para tornar possível a execução dos trabalhos na comunidade e mudar a realidade de mais de 300 famílias.

Quando as obras forem iniciadas, serão construídos 375 metros lineares de escadarias, melhorando a locomoção dos moradores entre os pontos mais altos e os mais baixos do povoado. E para garantir segurança neste trajeto, as escadarias contarão com 750 metros lineares de corrimão. 

O projeto técnico inclui também a execução de 290 metros lineares de passeio, que vão garantir qualidade nos deslocamentos, além de 375 metros lineares de canaletas para destinação adequada dos fluxos d’água.

O secretário Mosart Amaral destaca a interiorização do Pequenas Obras Grandes Mudanças como resultado de um trabalho bem sucedido na capital.  

“O Pequenas Obras Grandes Mudanças toca muito a gente e está ganhando uma dimensão que não imaginávamos. O governador Renan Filho está lançando o programa em São José da Laje, mas já tem outras cidades onde também está sendo projetado. É um trabalho que veio para ficar e vai mudar totalmente a vida das pessoas”, pontua Amaral.

Tags: