Política

Sem redutos eleitorais, Jairzinho Lira deve apostar em esposa como deputada

Fator chave para eleger a mulher seria o deputado ter o apoio do cunhado em Feira Grande

Por 7 Segundos Arapiraca 12/05/2017 11h11
Sem redutos eleitorais, Jairzinho Lira deve apostar em esposa como deputada
Deputado Jairzinho Lira - Foto: Assembleia Legislativa

A eleição de fato é só no ano que vem, mas os bastidores já vem acontecendo naturalmente, principalmente no interior onde maioria dos políticos fazem seus redutos eleitorais. O deputado estadual, Jairzinho Lira (PMDB) é um dos que já vem analisando possibilidades para 2018.

De acordo com fontes da região do parlamentar, Lira estaria articulando com suas bases políticas para lançar o nome de sua esposa, Fabiana Lira (PMDB) - que saiu derrotada na eleição do ano passado em Lagoa da Canoa - como candidata a deputada estadual em seu lugar.

 Isso aconteceria pelo fato de Jairzinho ter perdido redutos eleitorais, como sua própria cidade e o município de Feira Grande, onde tinha seu irmão, Veridiano Almir (PMDB) como prefeito.  Na lógica a candidatura de sua mulher seria mais fácil, já que o cunhado, Flávio do Chico da Granja (PSDB) – com quem Jairzinho não tem um bom relacionamento - é prefeito Feira Grande (Derrotou o irmão do deputado ano passado) e com a “máquina” nas mãos, teria melhores condições para eleger a irmã ao legislativo estadual.

O portal 7Segundos conversou com o deputado que confirmou existir a possibilidade, mas que no momento o candidato é ele. O parlamentar disse ainda que sua esposa pode sair como candidata a deputada federal. “Veja bem, a Fabiana minha esposa ela já ingressou na política, foi candidata na eleição passada, perdeu mas foi muito bem votada e avaliada pelo povo de lagoa da canoa. A gente sabe o que motivou a nossa derrota. Não descarto a possibilidade, mas até o momento o candidato sou eu. Quando tiver uma informação oficial eu irei comunicar a todo mundo. É uma possibilidade, só que até o momento o candidato. É questão de estratégia, a gente vai trabalhar isso. Como também ela pode ser candidata a federal, a gente está estudando a situação”.

Jairzinho tem a fama de ser pé quente em eleições. Ele iniciou na política aos 21 anos, quando em 2004 foi eleito prefeito de Lagoa da Canoa. Em 2008 foi reeleito e dois anos depois teve papel decisivo na vitória de seu pai, Almir Lira como deputado estadual. Com a morte do pai, Jairzinho se tornou o nome principal da família, vindo dois anos depois a eleger o tio Álvaro Melo (PMDB) em Lagoa da Canoa e o irmão Veridiano Almir (PMDB) em Feira Grande.