Alagoas

Conselheiros acolhedores de dependentes químicos participam de capacitação

O objetivo é formar homens e mulheres que queiram trabalhar em comunidades acolhedoras de dependentes químicos.

Por Assessoria 20/06/2017 12h12
Conselheiros acolhedores de dependentes químicos participam de capacitação
Capacitação aconteceu na manhã desta terça (20) e segue nesta quarta-feira - Foto: Assessoria

Visando sempre ampliar e fortalecer a rede de acolhimento de dependentes químicos em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) iniciou, nesta terça-feira (20), a primeira capacitação para formação de conselheiros acolhedores.

O encontro, que terá continuidade até esta quarta-feira (21), está sendo realizado no Recanto Coração de Jesus, no bairro da Serraria, em Maceió. O objetivo é formar homens e mulheres que queiram trabalhar em comunidades acolhedoras de dependentes químicos.

A formação está tendo foco nos conceitos básicos e gerais da dependência química, bem como deve ser abordado o dependente químico dentro da comunidade acolhedora. Além disso, estão sendo passadas técnicas e ferramentas para o acolhimento, como “Os 12 Passos”, os primeiros socorros e as dinâmicas de grupo.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a ideia é ter profissionais capacitados para atuar com as técnicas e os conhecimentos adequados na área da dependência química.

“Precisamos cada vez mais fortalecer esta rede de acolhimento que já é referência em todo o Brasil. O acolhimento de dependente químico precisa ser muito dinâmico e assertivo para que possamos, cada vez mais, auxiliar no processo de afastamento do uso de álcool e outras drogas”, enfatizou Esvalda.

A capacitação segue nesta quarta-feira (21), até as 17h, no Recanto Coração de Jesus, em Maceió.