Arapiraca

ASA aciona justiça para que supermercados abram no Dia do Comerciário

Feriado é comemorado no próximo sábado, dia 24, em Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca 22/06/2017 09h09
 ASA aciona justiça para que supermercados abram no Dia do Comerciário
Comércio de Arapiraca. - Foto: Assessoria

Um bom supermercado não é apenas o local ideal para fazer as compras de casa, sem precisar ir a vários lugares ou se expor aos riscos inerentes de uma feira livre, um supermercado de qualidade também oferta serviços, como funcionamento de uma casa lotérica, um restaurante ou terminais de autoatendimento das redes bancárias.

A diversificação do ramo e a necessidade que população tem hoje do setor é uma das justificativas apontadas pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) para a abertura dos supermercados no Dia do Comerciário. A ser comemorado no próximo sábado, dia 25, o feriado é data ‘sem acordo’ para negociação com o sindicato patronal, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Arapiraca (SECA).

“Nós temos quatro feriados que a gente não faz acordo: 1º de Janeiro, 1º de Maio, 25 de Dezembro e o Dia do Comerciário, inclusive isso consta em convenção coletiva. Os demais feriados a gente conversa para abrir o comércio, com pagamento de horas extras, e aí abre quem quer”, explica José Carlos Serqueira, presidente do SECA.

Ele informa que a fiscalização do Ministério do Trabalho foi solicitada para averiguar o cumprimento da convenção, frisando que há multa em caso de desrespeito ao que documento negociado com sindicatos patronais.

A Associação dos Supermercados de Alagoas alega que haverá prejuízo para o setor e que o funcionamento das empresas implicaria apenas nas mesmas situações dos outros feriados: pagamento de horas extras aos funcionários e folga de um dia na semana aos que trabalharem no feriado.

Os empresários do ramo também planejam criar o próprio sindicato, segundo apurou o 7 Segundos junto aos empresários do ramo em Arapiraca. Eles dizem que não se sentem devidamente representados pelas instituições que atualmente falam pelo setor.

Para superar o impasse, a associação dos supermercados ingressou com mandados de segurança na justiça em Arapiraca, Maceió e Palmeira dos Índios visando assegurar a abertura do setor no Dia do Comerciário. Em 2016, a entidade conseguiu o amparo legal e os supermercados funcionaram normalmente.

Até o final da tarde dessa quarta-feira (21) não havia o resultado das ações, segundo informou a assessoria da ASA ao 7 Segundos.