Arapiraca

Irregularidades de agências bancárias em Arapiraca são debatidas no Procon

Tempo de espera, limites para atendimento e falta de acessibilidade na pauta

Por 7 Segundos 12/07/2017 15h03
Irregularidades de agências bancárias em Arapiraca são debatidas no Procon
Gerentes de agências bancárias recebem orientações no Procon Arapiraca - Foto: Divulgação

As irregularidades encontradas nas agências da rede bancária em Arapiraca foram debatidas nesta quarta-feira (12) na sede do Procon. O tempo ultrapassado de espera na fila para os caixas dos bancos, o limite de fichas distribuídas aos clientes e questões como a falta de acentos especiais para obesos ou ausência de sinalização ambiental para deficientes físicos e visuais, constam na pauta das reuniões promovidas pelo órgão de defesa do consumidor do município situado no Agreste alagoano.

Fundamentados no relatório produzido a partir da fiscalização realizada em cada agência da cidade que registra grande circulação de dinheiro, os representantes do Procon Arapiraca apresentaram propostas e colheram mais informações das empresas. O diálogo ampliado com os setores criticados pela população é parte da nova filosofia de trabalho do órgão que foca na orientação das instituições e do público em geral.

A prioridade pela busca de soluções aumenta a responsabilidade do Procon. Não basta só fiscalizar ou punir, mas, principalmente encontrar saídas viáveis para os problemas. Por isso, desde o início da semana gerentes das agências convidados pelo órgão conversam com o coordenador do Procon Arapiraca, Denys Reis, e as diretoras Cecília Wanderley (Fiscalização) e Lygia Rafaela (Atendimento).

O 7 Segundos apurou que a rodada de negociação começou na segunda-feira (10), com representantes da rede Santander. Na terça-feira (11) foi a vez dos gerentes dos Bancos do Nordeste e do Brasil. Hoje (quarta-feira, 12) compareceram os gerentes gerais das três agências Bradesco que funcionam em Arapiraca e amanhã são esperados representantes da Caixa.

Também convidado para o debate, o Itaú não enviou gerente para a reunião realizada na segunda-feira (10), segundo o Procon.

A pauta proposta pelo órgão de defesa do consumidor propõe ainda a criação de parceria para a negociação de débitos, soluções para a limitação dos serviços, instalação de bebedouros em locais visíveis para os clientes, acesso aos banheiros, divulgação sobre a nova regra da Febraban sobre o pagamento de boletos vencidos, entre outros temas.

De acordo com José Xavier de Araújo, gerente geral da agência Bradesco da Praça Marques, a parceria com o Procon Arapiraca será de fundamental importância para que a instituição possa continuar trabalhando para atender melhor o cliente.