Arapiraca

No Dia dos Pais, Rogério Teófilo homenageia o Dr. Moacir Teófilo

Por 7 Segundos 13/08/2017 11h11
No Dia dos Pais, Rogério Teófilo homenageia o Dr. Moacir Teófilo
Rogério Teófilo homenageia seu pai, Dr. Moacir Teófilo - Foto: Samuel Alves/arquivo

Há dois anos, em 02/10/2015, meu pai Dr. José Moacir Teófilo, completava 88 anos. Escrevi o texto abaixo em sua homenagem e aproveito a ocasião do Dia dos Pais para republicar, e dessa forma, reafirmar toda minha admiração, respeito e gratidão a esse grande homem, que para minha sorte é meu pai.

 

O semblante tranquilo, os cabelos de algodão e o corpo esguio fazem parte da imagem fotografada em minha mente quando lembro-me do meu pai, meu professor e meu exemplo de vida - o Dr. José Moacir Teófilo.

Mas, quando as lembranças me levam ao cerne do homem, do ser humano, do seu introspecto, são revelados todos os valores que ele adquiriu ao longo de sua vida, desde o seu trabalho como universitário — presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Alagoas, terceiro vice-presidente da União Nacional dos Estudantes — UNE, o aluno de Direito e de Letras, o professor, o diretor de Escola, o Advogado, o companheiro Leão, e porque não, o profissional em história de vida.

Por mais que eu queira falar do advogado militante, do portador de títulos e comendas, não consigo desvinculá-lo dos demais atributos que acumulou durante anos. O pai paciente, amigo, mas exigente. O professor exemplo, o formador da ética, do alicerce da construção da linguagem, através dos ensinamentos do Latim, do Português e o discernimento das Leis, como professor de Direito.

A minha admiração de filho, de discípulo, faz-me vê-lo um gigante. Por mais que eu tenha crescido, tornando-me homem, esposo, pai, e também amadurecido com a vida, continuo olhando para cima e querendo alcançá-lo em sua sábia experiência.

A trajetória do Dr. Moacir Teófilo é tão extensa, quanto importante, não só para seus familiares, mas para o município que o adotou e que ele se apaixonou logo que chegou, há quase 62 anos, para dirigir o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, como também para o Lions Clube, nos seus 49 anos de participação leonística.

O seu espírito altruísta e de empreendedor educacional se fez valer, contribuindo para a fundação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Ele também enveredou no processo de desenvolvimento da cidade e foi sócio fundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste e do Lions Clube de Arapiraca.

Sua competência na área educacional o levou a assumir por duas vezes a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, nos governos Theobaldo Barbosa e José Tavares.

Ao tempo em que realizava o trabalho de educador, não se esquivava do exercício do Direito e do trabalho social ao lado dos seus companheiros Leões e suas Domadoras. Foi conselheiro da OAB, seção de Alagoas, por 12 anos. Tanto trabalho e desprendimento teria que ser reconhecido.

Dr. José Moacir Teófilo recebeu Título de Cidadão de Arapiraca, e de Maceió, Honra ao Mérito da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, hoje UNEAL, Personalidade do Ano como Advogado, em vários anos, Personalidade do Ano como Diretor de Colégio, Comenda Rotary Club de Arapiraca, Conselheiro Benemérito da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e homenageado com a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados 2013 em Brasília e o Diploma de Mérito — Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2013, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Tanto trabalho e honrarias não conseguiram mudar a alma do torcedor vibrante do time do ASA de Arapiraca. O torcedor que vai ao campo, que assiste ao jogo na arquibancada e o torcedor que, também por amor a sua agremiação vestiu a camisa de presidente.

Deixa-me emocionado ver o professor, o jurista, o companheiro leal, o diretor de escola se transformar no meio de uma avenida, com a sua simplicidade e sua alegria juvenil, no maestro, no comandante da Banda do Colégio Bom Conselho de Arapiraca. E sabe o que dá vontade de fazer? Tornar-me menino e dizer para todo mundo: aquele é o meu pai.

Diante de um currículo tão extenso e exemplar, resta-me dizer ao senhor neste dia, meu pai, que para seus filhos Rogério, Ricardo, Rui e Ranieri, o amor é nosso primeiro sentimento; o orgulho, o segundo, e a responsabilidade de seguir seu exemplo é o infinito...