Arapiraca

Vândalos furtam carta do primeiro prefeito e líder da emancipação de Arapiraca

Esperidião Rodrigues também é o principal responsável pela emancipação do município

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 16/08/2017 12h12
Vândalos furtam carta do primeiro prefeito e líder da emancipação de Arapiraca
Vândalos roubam réplica de telegrama da estátua de Esperidião Rodrigues - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Um ato de vandalismo praticado em espaço público descaracterizou o monumento em homenagem ao primeiro prefeito de Arapiraca. A réplica do documento enviado para Esperidião Rodrigues - um telegrama que informava a emancipação do então povoado - foi levada da estátua erguida na Praça Luiz Pereira Lima, situada no Centro da cidade.

A representação do comunicado oficial enviado em 31 de maio de 1924, pelo então governador Fernandes Lima, não consta mais na mão direita da estátua de Esperidião Rodrigues, obra inaugurada em outubro de 2014, durante as comemorações dos 90 anos de Arapiraca.

Considerado o maior responsável pela emancipação política de Arapiraca da vizinha Limoeiro de Anadia (ainda classificada como vila à época da separação administrativa), Esperidião Rodrigues foi eleitor prefeito em 1925, com renovação do mandato pela população até 1932.

Um dos ícones da história de Arapiraca, Esperidião Rodrigues faleceu aos 85 anos, em 03 de julho de 1943, deixando como herança a criação da primeira feira livre da cidade, a primeira unidade de ensino, a primeira escola de música e o início do processo de urbanização da cidade que alcançou o status de mais desenvolvida do interior de Alagoas e uma das que mais crescem no Nordeste brasileiro.