Arapiraca

Secretária de Saúde informa ampliação da cobertura do PSF em Arapiraca

Avanço divulgado durante audiência pública na Câmara de Vereadores

Por 7 Segundos com Prefeitura de Arapiraca 16/08/2017 13h01
Secretária de Saúde informa ampliação da cobertura do PSF em Arapiraca
Aurélia Fernandes mostrou avanços na área de saúde em Arapiraca durante audiência pública - Foto: Divulgação

O número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) em Arapiraca passou de 61 para 67. O avanço conquistado em apenas sete meses de gestão do prefeito Rogério Teófilo no município do Agreste alagoano foi divulgado pela Secretária de Saúde Aurélia Fernandes, durante audiência pública realizada nessa terça-feira (15), na Câmara de Vereadores .

O crescimento do PSF em Arapiraca equivale a cobertura de 93% do município, segundo informou Aurélia Fernandes sobre a melhora da assistência à população. A secretaria também acrescentou a habilitação de cinco equipes de saúde bucal e 81 agentes de saúde junto ao Ministério da Saúde, assim como a quantidade de exames realizados do início de 2017 até julho, citando tomografias, ultrassons e exames laboratoriais.

Ainda durante a audiência que se estendeu por mais de quatro horas, a Secretaria de Saúde de Arapiraca pontuou cada uma das ações realizadas no setor, começando pela Atenção Básica para destacar outras áreas, entre elas Promoção à Saúde, Educação Permanente, Controle Social, Rede de Oncologia e Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

Questionada pelos vereadores, Aurélia Fernandes também elencou as dificuldades encontradas por sua gestão, exemplificando a baixa contrapartida do Ministério da Saúde para o município, assim como a não habilitação de serviços importantes, como a Cardiologia do Hospital Chama, que encontra-se praticamente pronta, porém, sem poder funcionar devido a falta de habilitação.

A secretária ainda falou sobre as metas da atual gestão na área da saúde, citando como prioridades a reabertura da UBS do Jardim das Paineiras, a reforma do 5º Centro e do CRIA, aconstrução da UPA e da UBS Canafístula, sede própria da Vigilância Sanitária, adesão ao Conisul, entre outros.

“A gestão vem trabalhando para oferecer um serviço de saúde mais digno e que possa atender as demandas da população arapiraquense”, frisou Aurélia.