Arapiraca

[Vídeo] Projeto promove esporte para mais de 300 estudantes de escolas públicas

Professor busca apoio da iniciativa privada para adotar judocas em Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca 29/08/2017 17h05
[Vídeo] Projeto promove esporte para mais de 300 estudantes de escolas públicas
Judocas de alto rendimento participam de competições nacionais - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Um projeto idealizado há oito anos por um professor e servidor público pode levar Arapiraca e Alagoas para conquistas no cenário nacional de esportes.

Sob os cuidados de Leonízio Holanda, cerca de 300 estudantes de escolas da rede pública situadas em Arapiraca, a capital do Agreste, treinam a modalidade de luta que coloca o Brasil no pódio de competições mundiais, inclusive das Olimpíadas.

Batizado como Projeto Judô Canafístula, o trabalho tem seu núcleo base na Escola Estadual Moacir Teófilo, situada no bairro que dá nome ao trabalho permanente e extensivo para outras localidades, entre elas Cangandu e Alazão.

Da semente lançada em 2009, 52 adolescentes já são parte de uma etapa mais avançada do projeto, atletas jovens com potencial de enfrentar adversários, também de alto nível.

Para manter e ampliar possibilidades de sucesso no esporte e na vida pessoal de cada estudante isso, o professor Leonízio busca patrocinadores para os judocas.

“Vou conversar com empresários das comunidades para ver se eles adotam alguns desses meninos que têm possibilidade de serem campões”, explicou o idealizador do Projeto Judô Canafístula ao 7 Segundos, citando exemplos de atletas classificados para representar Arapiraca e Alagoas além dos tatames disponíveis na região Agreste.

Com 16 anos, Higor Marques, está apto a disputar os Jogos Nacionais da Juventude, que acontece em dezembro na capital do Brasil. Além das medalhas, ele já assegurou outra conquista. “O judô em ajuda a ter mais foco nos estudos”, revela o aluno.

“Para eles fazerem o esporte, tem que ter um bom rendimento, a gente cobra dos dois lados”, acrescenta Maria Joélia, diretora da Escola Moacir Teófilo, agradecendo os investimentos feitos pelo governador Renan Filho e o Secretário de Educação Luciano Barbosa, deixando escapar que espera conseguir verba oficial para comprar quimonos.