Agreste

Escolas do Agreste se destacam nos Jogos Estudantis 2017

Foram 23 medalhas de escolas particulares, públicas e cenecista

Por Assessoria 01/09/2017 11h11
Escolas do Agreste se destacam nos Jogos Estudantis 2017
Pódio do salto triplo - Foto: Valdir Rocha

As escolas do Agreste tiveram uma atuação destacada na edição 2017 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que se encerrou esta semana. Foram 23 medalhas, das quais 11 ouros, 6 pratas e 6 bronzes conquistadas por escolas das redes pública, particular e cenecista de Arapiraca e Taquarana.

No futsal masculino, ouro para a Escola Santa Catarina (campeã do Jeal 2015 nesta mesma modalidade), que também conquistou o ouro no ciclismo masculino com o atleta Fabrício Neves e terceiro lugar no handebol feminino. A unidade de ensino particular também teve ouro e bronze no judô, respectivamente, com Janyelle Santos e Alisson Amorim.

Ainda no judô, 2 ouros para Alicia Santos e Valdileia Silva, do Colégio Monteiro Lobato, enquanto o Colégio Bom Conselho teve 1 ouro no judô com Marcos Cavalcante e um ouro e uma prata no xadrez com Alexsandro Barros(1º lugar) e Weverton Natan (2º). Já a Escola Padre José de Anchieta foi ouro no judô com Nathally Santos.

Rede pública

 Dentre as escolas públicas estaduais, a Senador Rui Palmeira (Premen) dominou o atletismo masculino, sendo a campeã geral desta modalidade com um bronze nos 400 m rasos (atleta Kainan Roberto), duas pratas no lançamento de dardo (atletas Danielle Barbosa e Kaian Roberto) e uma prata e um ouro no salto triplo ( Aylson Magalhães 1ºlugar e José Thales em 2º).

Outro destaque do atletismo foi a Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana, 4º lugar geral no atletismo feminino com um ouro nos 200 m rasos (Elisabeth. Santos), uma prata nos 400m rasos(Luclecia Oliveira) e um bronze nos 100 m rasos (Jacicleide Gomes). A unidade teve ainda 3º lugar no ciclismo com Arthur Celio. Completa a lista do atletismo a prata nos 800 m rasos de Kenandja de Araújo, do Colégio Tirandentes-Unidade Agreste.

Por fim, a Escola Estadual Moacir Teófilo e o Ifal Arapiraca brilharam no judô, tendo a primeira conquistado bronze com Taislane Alves no feminino e ouro com Higor Oliveira no masculino, enquanto o Instituto federal obteve bronze com Fhiana da Silva no feminino.

“Levamos 85 alunos atletas e 9 professores e, após quase nove dias de competição em Maceió, trouxemos resultados expressivos”, comemora Ubirajara Freitas, coordenador do Jeal na 5ª Gere.

Projeto social

Responsáveis por formar uma “dobradinha” do Premen no pódio do salto triplo, Aylson Magalhães e José Thales falaram da satisfação da conquista. “Estamos felizes por levar essas medalhas para nossa escola. Não é fácil vir aqui e conquistar um pódio”, ressalta Aylson. “Isso é consequência de muitos dias de treino. Dedico essa conquista a nossos professores que nos apoiam muito”, conta Thales que, assim como Aylson, é aluno do ensino integral da escola.

Ambos são frutos do Projeto Correndo para o Futuro, ação social coordenada pela professora Karla Paiva, que também é superintendente de Esportes da Prefeitura de Arapiraca. “Em 2012, quando nosso projeto começou, tínhamos 4 alunos. Hoje, são 40 jovens fazendo atletismo e, em breve, vamos abrir vagas para mais 40 estudantes”, revela Karla.

Estreia 

Estreando literalmente com o pé direito na competição, as meninas da Santos Ferraz, de Taquarana, também estavam exultantes com as medalhas no atletismo. As garotas, que almejam seguir carreira na advocacia, na medicina e na enfermagem, dedicam às conquistas ao apoio, dentre outros, do professor Alex Pepeu e do diretor Igor Rozza. “Sem eles, não chegaríamos onde chegamos”, dizem em uníssono as campeãs Elisabeth, Luclecia e Maria Jacicleide.