Geral

Edital para concessão do Matadouro Regional de Viçosa deve sair até outubro

Anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, que apresentou o Programa de Regionalização de Abatedouros

Por 7Segundos com Agência Alagoas 02/09/2017 18h06
Edital para concessão do Matadouro Regional de Viçosa deve sair até outubro
Renan Filho - Foto: Reprodução

O governador Renan Filho afirmou na tarde deste sábado (2), que até o fim do próximo mês será lançado o edital de concessão do Matadouro Regional de Viçosa, o mais moderno do Nordeste, orçado em R$ 10,2 milhões. A unidade dará início ao Programa de Regionalização de Abatedouros em Alagoas.

O governador apresentou o programa durante almoço no Clube Social de Viçosa com marchantes, pecuaristas e a classe política do Vale do Paraíba alagoano.

O evento fez parte da 7ª edição do Governo Presente, que se encerra neste sábado, depois de três dias de ações e prestação de serviços em nove municípios da região. O prefeito de Viçosa, Davi Brandão, e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, prestigiaram a solenidade.

Renan Filho afirmou que é preciso enfrentar a agenda dos abatedouros. Ele lembrou que, em Alagoas, é grande o volume de carnes oferecidas à população proveniente do abate clandestino ou em matadouros públicos sem as mínimas condições de higiene. O Programa de Regionalização de Abatedouros visa, justamente, fortalecer a cadeia produtiva da pecuária de corte, possibilitando o abate de animais dentro do que exige a legislação ambiental e sanitária.

“Trata-se de uma agenda necessária, porque a gente não tem abatedouro na região e precisamos de unidades dentro das novas tendências. A estruturação desse projeto começará por Viçosa, onde vamos conceder o matadouro à iniciativa privada. A empresa que ganhar a licitação de concessão terá a obrigação de adequar os mercados públicos dos municípios, sem sacrificar as prefeituras”, explicou o governador.

O Matadouro Regional de Viçosa deve ficar pronto em novembro deste ano. A unidade de Murici, de menor dimensão, também está com as obras avançadas. Está prevista, ainda, a instalação de abatedouros regionais em Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Santana do Ipanema, além da readequação das unidades de Delmiro Gouveia e de Igreja Nova.

“Maragogi já tem discussão avançada, já tem terreno. Estamos concluindo o projeto para fazer a licitação. Inclusive, vamos levar em consideração a hipótese de fazer o matadouro já 100% privado. Até o mês de outubro devemos publicar o edital de concessão para captar um parceiro privado que vai administrar o abatedouro de Viçosa. Até lá, é importante que discutamos e possamos encontrar o melhor caminho”, afirmou Renan Filho.

Regionalização

O Programa de Regionalização de Abatedouros prevê ainda a concessão de crédito subsidiado (R$ 15 mil), por meio da Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas) para microempreendedores. O recurso será destinado à adequação das tarimbas e aquisição de expositores resfriados, facas, balanças, serras, moedores, dentre outros equipamentos.

Quarenta caminhões refrigerados também serão disponibilizados por meio de consórcio, além das câmaras frigoríficas para os mercados públicos. “Será bom para todo mundo. A carne será vendida do jeito que o povo quer e exige”, afirmou o marchante viçosense Renato Mata Bezerra, 54 anos.