Justiça

Universidade será leiloada para pagar dívida com Microsoft por cópias piratas

A empresa processou a Universidade em 1999 por uso de cópias não autorizadas de seus softwares

Por Administradores 05/09/2017 11h11
Universidade será leiloada para pagar dívida com Microsoft por cópias piratas
Universidade Candido Mendes - Foto: Reprodução/Google Maps

A Justiça do Rio autorizou o leilão do prédio sede da Universidade Candido Mendes, em Ipanema, com objetivo de quitar dívida com a empresa Microsoft. A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), entendeu, em unanimidade, que o imóvel, avaliado em 128,9 milhões de reais, foi oferecido pela universidade como garantia de pagamento de uma dívida de 42 milhões de reais. Com 4,3 milhões ainda não pagos, o prédio deve ser leiloado.

A decisão corre na Justiça em segredo, mas, segundo o jornal Extra, a Microsoft processou a Universidade Candido Mendes em 1999 por uso de cópias não autorizadas de seus softwares. Em documentos do processo, com data de 2005, dados afirmam que uma busca na universidade vistoriou 270 computadores e encontrou programas da Mircrosoft gravados em disquete, incluindo cópias do Office 95.

O prédio da universidade já foi a leilão no ano passado. Com sete andares, o edifício, de 1944, tem pouco menos de 5 mil metros quadrados, e inclui 36 salas de aula, sala de cinema, teatro, galeria de arte, um café e fica localizado a uma quadra da praia. Avaliado em 128,9 milhões de reais, o imóvel não despertou o interesse de compradores. A data para o novo leilão ainda não foi definida.