Educação

Reitor da Uneal substitui comissionados por pessoas ligadas a partido político

Exonerações e nomeações publicadas no Diário Oficial do Estado

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 29/09/2017 17h05
Reitor da Uneal substitui comissionados por pessoas ligadas a partido político
Governo de Alagoas encaminhou projeto de lei sobre Plano de Cargos e Carreira que era uma reivindicação antiga dos servidores da Uneal - Foto: Ascom

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afastou ocupantes de cargos comissionados e os substituiu por pessoas ligadas ao Partido Comunista do Brasil (PC do B), sigla a qual Jairo Campos está filiado.

As modificações no quadro de pessoal da instituição de ensino foram efetivadas nesta sexta-feira (29), com a publicação das exonerações e das nomeações no Diário Oficial do Estado (D.O.E.).

Uma das alterações ordenadas por Jairo Campos contempla o professor Saulo Oliveira como assessor técnico da Uneal. Saulo foi candidato a vereador em Arapiraca, pelo PC do B, durante as eleições de 2016, obtendo 516 votos. Ele assume a função no lugar de Manoel Joaquim do Nascimento Neto.

Outra alteração publicada no D.O.E. desta sexta-feira (29), tirou a jornalista Vilcéia Melo da assessoria da comunicação da Uneal. No lugar dela assume Mariana Moura, também jornalista que se identifica como assessora do PC do B em Alagoas em seu perfil público no Facebook.

Tanto Manoel Joaquim quanto Vilceia Melo ocupavam cargos de comissão por indicação de Clébio Araújo, vice-reitor da Uneal, conforme contato mantido pela reportagem do 7 Segundos com ele.

“A gente está vivendo uma situação esdrúxula na Uneal. Nós sempre mantivemos a bandeira da gestão democrática e agora estamos vendo a imagem da universidade ser manchada com essa situação de aparelhamento”, declarou Clébio Araújo

O reitor e o vice-reitor da Uneal estão rompidos, fim conturbado de uma parceira de trabalho ao longo de duas gestões na universidade.

Além das pessoas comprovadamente ligadas ao PC do B nomeadas para atuar na universidade, mais uma mudança ocorreu em cargos da Uneal. A saída de Joana Darque dos Santos Lopes do cargo de assessora técnica, substituída por Gildemberg Alves dos Santos com a nomeação de hoje no D.O.E.

Questionada pela redação do 7 Segundos e informada sobre o teor da pauta, a assessoria da Uneal disse, a princípio, que “os cargos são comissionados, ou seja, de livre nomeação e exoneração, cabe ao gestor decidir quem compõe a equipe de confiança dele. É algo absolutamente normal”.

Sobre o suposto aparelhamento da instituição, com nomeação de pessoas ligadas ao PC do B - partido ao qual o reitor Jairo Campos é filiado – a redação não obteve retorno sobre o questionamento até as 17h30, quando esta notícia foi publicada.