Cidadania

Primeiro escritório da ONU no Nordeste será inaugurado nesta segunda (02) em Maceió

Por Assessoria 29/09/2017 18h06
Primeiro escritório da ONU no Nordeste será inaugurado nesta segunda (02) em Maceió
Organização das Nações Unidas - Foto: Divulgação

O primeiro escritório da ONU na região Nordeste será inaugurado em Alagoas na próxima segunda-feira (02), às 15h. O espaço, instalado nas dependências da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vai sediar os profissionais engajados no Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, o ONU Habitat.

O governador Renan Filho, em conjunto com representantes de secretarias e órgãos do Executivo, fará a entrega da sala na qual a equipe da ONU ficará instalada durante os próximos meses. O programa contribuirá no desenvolvimento de ações e estratégias relacionadas à inclusão social nas comunidades e regiões que, atualmente, são beneficiadas pelo programa Vida Nova nas Grotas.

O escritório do ONU Habitat em Alagoas servirá de enlace entre a ONU, Governo do Estado, ONGs, universidades, movimentos sociais e as lideranças comunitárias. O núcleo será responsável pelo dia a dia da implementação do programa e pela interlocução com esses atores. O escritório do ONU Habitat no Rio de Janeiro ficará responsável pela supervisão do programa, pela orientação técnica e estratégica e representação política. A sede mundial do organismo internacional da ONU para Assentamentos Humanos fica em Nairóbi, no Quênia.

“Disponibilizamos uma sala de 22 metros quadrados com equipamentos que, de modo geral, irão colaborar com a ONU no desenvolvimento de diversas ações. É um passo importante para todo o Estado, que, a partir de agora, contará com uma equipe in loco para pensar soluções direcionadas ao Vida Nova nas Grotas”, ressalta o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Balanço

Além da inauguração do escritório, o Governo fará um balanço à imprensa sobre os números relacionados ao projeto, bem como apontará quais serão as próximas atividades e perspectivas adotadas pela ONU em parceria com o Estado.

O programa Vida Nova nas Grotas já chegou a 26 grotas da capital alagoana, com mais de 12 quilômetros de escadarias já construídas, 14,6 quilômetros de passeio, mais de 200 metros lineares de pontilhão e 17,5 metros lineares de corrimão.

Outro ponto transformador é a vulnerabilidade da população, sobretudo, em períodos de chuva. Com a falta de meios de mobilidade nas comunidades, aumenta-se também o risco de desmoronamentos e quedas de barreira. Pensando nisso, o programa já executou até o momento mais de seis quilômetros de meio-fio, 2.143,12 metros de muro de contenção e mais de cinco mil metros lineares de canaletas.

A previsão é que até o final deste ano o programa atinja o marco de 40 comunidades beneficiadas e que até o final de 2018 todas as grotas recebam as ações ofertadas pelo Vida Nova nas Grotas.