Alagoas

Número de tentativas de suicídio registrado em Arapiraca é o dobro da média nacional

Hospital de Emergência do Agreste cria grupo estadual para buscar prevenção

Por 7 Segundos Arapiraca com Divulgação 13/10/2017 12h12
Número de tentativas de suicídio registrado em Arapiraca é o dobro da média nacional
As tentativas de suicídio representaram a segunda causa mais frequente de violência atendida pelo HGE - Foto: Thallysson Alves

O mais recente levantamento divulgado pelo governo estadual mostra que Arapiraca tem um índice de 10 tentativas de suicídio por grupo de 100 mil habitantes. O número é o dobro da média nacional, 5 tentativas por 100 mil habitantes, conforme consta em informação que acrescenta trabalho pioneiro no Brasil para prevenir essa situação.

Por conta desse elevado número de casos de tentativas de suicídios encaminhados ao Hospital de Emergência de Arapiraca, psicólogos que trabalham na unidade criaram um grupo para coleta de dados e informações sobre o problema.

Em razão disso, um grupo de psicólogos do HE do Agreste decidiu convidar outros profissionais de saúde e representantes de universidades para estudar as causas das tentativas de suicídio e buscar estratégias de prevenção.

“Esse trabalho é pioneiro no Brasil, com todas as instituições estudando a causa, sabendo que o país ocupa a oitava posição no mundo e a região Nordeste a que mais registra esses casos no mundo”, lembra Mônica Leal, acrescentando que a criação do grupo foi proposta pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) no HE do Agreste.

“Nossa ideia é realizar uma reunião por mês para apresentação da coleta de informações e a criação de estratégias de prevenção”, explica a psicóloga Mônica Leal, acrescentando que a primeira reunião ocorreu no último dia 06, na sede da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca.

A psicóloga revela que, além do HE do Agreste, o grupo conta também com especialistas da Uneal, Ufal, Centro de Valorização da Vida (CVV), HGE, Caps, IML e profissionais que trabalham em unidade básica de saúde.

Mônica Leal diz que a meta do grupo é juntar todas as informações acerca do problema de saúde pública, identificando as causas e um plano estratégico de prevenção, para ser apresentado o documento à Câmara Municipal, Assembleia Legislativa Estadual e, também, aos representantes do Poder Executivo.