Agreste

População interdita trecho da AL-115 como protesto contra a falta de água

Por 7 Segundos Arapiraca com Rádio Olho Web 23/10/2017 10h10
População interdita trecho da AL-115 como protesto contra a falta de água
População interdita trecho da AL-115 como protesto contra a falta de água - Foto: Cortesia

Moradores do município de Olho d`Água Grande, no Agreste de Alagoas, interditaram a AL-115 por causa da falta de água.

A rodovia, que está fechada desde às 8h desta segunda-feira (23), dá acesso à cidade de Campo Grande, sentido Arapiraca.

A população quer uma solução o quanto antes e alega que está sem água há mais de 30 dias na parte alta da cidade, já no restante do munícipio não chega água há 20 dias.

Segundo um dos manifestantes, o problema é ainda pior na parte alta, onde, há mais de quatro anos, um dos reservatórios que abastece a cidade, quando cheio, desperdiça litros de água potável nos finais de semana.

“Eles deixam o registro do reservatório aberto no sábado e só voltam a desligar na segunda, por isso a água fica derramando, até quando esse desperdício vai continuar?”, desabafou um morador que não quis se identificar. “É revoltante, tem hora que dá vontade de agredir os funcionários da Casal pelo descaso, mas sei que não é culpa deles”, concluiu.

Uma outra pessoa, identificada como professora Silva, disse que a Casal brinca com os moradores ao anunciar nas emissoras de rádios que vai faltar água por 72 horas na região, quando na verdade falta água há muito mais tempo.

Semana passada o prefeito José Adelson Já havia cobrado uma solução na sede da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), onde se reuniu com o gerente regional, que alegou problemas técnicos no Morro do Gaia em São Brás, município vizinho, mas até o momento o problema não foi solucionado.

O secretário municipal de educação João Claudino informou que diante do problema o município está abastecendo as escolas com um caminhão pipa.

Uma equipe do Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município foi até o local para conversar com os moradores e tentar negociar a liberação da rodovia, além de garantir a integridade física da população presente.

O que diz a Casal

O 7 Segundos entrou em contato com a assessoria da instituição, que enviou a seguinte resposta, às 13h30.

Por meio de sua assessoria, a Casal informou que o abastecimento de Olho d’Água Grande já foi retomado e que a água vai chegar gradativamente na casa das pessoas ainda nesta segunda-feira, 23.

De acordo com a companhia, o abastecimento da cidade foi prejudicado nos últimos dias por alguns fatores. O principal deles, e que afeta todos os municípios do Agreste que dependem do Sistema Coletivo, é a redução de vazão do rio São Francisco.

Em razão disso, nos dias 20 e 21 deste mês, a empresa parceira da Casal, Agreste Saneamento, realizou uma dragagem de emergência na captação de água que fica em São Bras.

Nesses dois dias, portanto, o abastecimento ficou suspenso. A medida foi necessária para retirar areia que estava se acumulando nas bombas da captação e prejudicando o funcionamento desses equipamentos.

Ainda segundo a Casal, outros fatores que prejudicaram o fornecimento foram uma parada no fornecimento elétrico em Arapiraca, o que levou a Casal a paralisar as bombas que enviam água tratada para Olho d’Água Grande, e uma parada programada do Sistema Coletivo do Agreste nos dias 10, 11 e 12 para realização de melhorias operacionais e manutenção preventiva de equipamentos.

Novamente, a Casal reforça que, apesar do rio São Francisco continuar com a vazão muito baixa, o que impede o funcionamento de seus sistemas de forma plena, o abastecimento de Olho d'Água Grande já foi retomado e o líquido deverá chegar às residências ainda nesta segunda-feira (23).

A respeito do reservatório que transborda, a Companhia vai averiguar se isso ocorre devido a defeito em algum equipamento e tomará as medidas necessárias para evitar qualquer desperdício de água.