Arapiraca

Prefeito revela selos comemorativos dos Correios para família dos homenageados

Por Assessoria 27/10/2017 08h08
Prefeito revela selos comemorativos dos Correios para família dos homenageados
Prefeito revela selos comemorativos dos Correios para família dos homenageados - Foto: Assessoria

Todo ano é o mesmo ritual: no dia de comemoração da Emancipação Política de Arapiraca, em parceria com a Prefeitura, os Correios lançam selos comemorativos com a idade nova da cidade.

Neste caso, são 93 anos de conquistas. E nada melhor que retratar o nosso povo aguerrido em um acontecimento como este.

Por isso, o prefeito Rogério Teófilo indicou dois nomes para figurarem nos selos neste 2017: o mestre de coco, embolador, poeta popular e Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Nelson Rosa, e o professor e servidor público José Rodrigues.

Em reunião em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal, ao lado da vice-prefeita Fabiana Pessoa, ele fez questão de pessoalmente mostrar o resultado das artes gráficas vinculadas aos Correios aos filhos de Nelson – Vicente Santos e Regineide Rosa – e de José Rodrigues – Rodrigo Silva.

Ambos homenageados faleceram ainda neste semestre e a honraria é justamente dada devido aos préstimos feitos por estes arapiraquenses à Cultura, Educação e Infraestrutura.

Infraestrutura porque ultimamente o servidor José Rodrigues estava lotado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, como chefe das máquinas de obras. Ela abriu caminhos e vias de acesso, sobretudo, na zona rural. Antes, atuou como professor na Escola de Ensino Fundamental João Lúcio da Silva, na comunidade Vila Aparecida.

“Meu pai nasceu para servir. Gostava tanto de trabalhar que faleceu na semana de sua aposentadoria. Era um homem honesto e ficamos muito agraciados com a homenagem”, diz o filho Rodrigo Silva.

Já Nelson Rosa era da Vila Fernandes, também no ambiente rural. Passou a vida, como José Rodrigues, abrindo caminhos, mas para o conhecimento cultural e para as tradições nordestinas. Percorreu o país inteiro levando um dos nossos mais ricos folguedos, o coco de roda, e era querido por todos. Partiu sabendo que deixou sua marca no solo arapiraquense (leia mais aqui).

“Gratidão. Essa é a palavra que podemos traduzir o que estamos sentindo neste momento, pois a perda é muito recente, mas sabemos da importância que nosso pai teve para a manutenção do resgate cultural em nosso município”, finaliza Regineide Rosa.

A obliteração dos selos comemorativos acontecerá dentro da programação especial da Emancipação Política de Arapiraca, nesta segunda-feira (30), em cerimônia marcada para as 10h no auditório da Casa da Cultura, bairro do Centro.