Política

Pesquisa mostra crescimento de Lula e queda de Bolsonaro, Marina e Alckmin

Dados foram divulgados pelo jornal Estado de São Paulo

Por 7Segundos com Congresso em Foco 20/12/2017 15h03
Pesquisa mostra crescimento de Lula e queda de Bolsonaro, Marina e Alckmin
Ex-presidente Lula vence em todas as situações - Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Apesar de condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro/LavaJato, o ex-presidente Lula continua na liderança das pesquisas de intenção de votos.

Na última pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, o petista alcançou seu ápice de aprovação na série histórica, atingindo seu sexto mês seguido de melhora na avaliação, neste mês de dezembro.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente aparece com aprovação de 45% da população entrevistada. Apesar do aumento no índice dos que o aprovam, sua desaprovação supera o percentual de aprovação. Na pesquisa, 54% rejeitam uma possível candidatura do petista.

Conforme as últimas pesquisas, em junho Lula era aprovado “um pouco” ou “totalmente” por 28% dos brasileiros. Em julho a taxa passou para 29%, agosto ficou em 32%, setembro em 40%, outubro em 41% e novembro em 43%.

Possíveis candidatos

Na contramão da elevação do índice de aprovação de Lula, os possíveis candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC) sofreram desgaste em suas imagens.

A pesquisa foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (20).

Na pesquisa, Marina aparece em segundo lugar no quesito aprovação, com 28%. No entanto, a possível candidata é reprovada por 62% dos entrevistados.

Já o deputado Jair Bolsonaro é o terceiro colocado, aprovado por 21% e reprovado por 62%.

Geraldo Alckmin aparece na pesquisa Ipsos com 19% de aprovação e 72% de desaprovação.

"No levantamento do mês anterior, as taxas eram, respectivamente, de 24% e 67%. Isso significa que o governador paulista teve uma leve deterioração na imagem no momento em que se preparava para assumir a presidência do PSDB”, diz trecho da reportagem.