Saúde

Samu vai ampliar número de médicos e enfermeiros em resgates aéreos

Por Agência Alagoas e 7Segundos 24/01/2018 20h08
Samu vai ampliar número de médicos e enfermeiros em resgates aéreos
SAMU I - Foto: João Victor Barroso

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu início ao Curso de Operador em Suporte Médico, exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afim de qualificar e ampliar o número de profissionais que atuam no Serviço Aeromédico em Alagoas, realizando resgates e transferências aéreas.

Para isso, a partir desta quinta-feira (25), médicos e enfermeiros que vão integrar o grupo de socorristas aéreos passarão por um treinamento prático, às 7h30, no Hangar de Manau, localizado no bairro da Forene, em Maceió.

O treinamento será um complemento às aulas teóricas, que acontecem desde a terça-feira (23), no Núcleo de Educação Permanente (NEP), localizado na Central do Samu de Maceió, no bairro Farol. Nas aulas teóricas, os futuros socorristas aéreos conhecem como funciona o Serviço Aeromédico, a exemplo do helicóptero Falcão 05, que é tripulado por um piloto, um médico, um enfermeiro, além de um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

Desde 2010, a equipe do Serviço Aeromédico já salvou a vida de 1.379 pessoas, sendo 170 atendimentos realizados em 2017. De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, atualmente, em Alagoas, a equipe é formada por 14 integrantes, entre médicos e enfermeiros, e, ao final do curso, o Estado passa a contar com 41 profissionais de saúde em Maceió e Arapiraca.

“Com essa capacitação teremos ainda mais profissionais à disposição para prestar o atendimento pré-hospitalar de excelência e ágil feito pelo Samu Aeromédico em todo o Estado. Como será o caso dos médicos e enfermeiros de Arapiraca, que também estão presentes, para o caso de uma possível expansão do serviço para ocorrências de resgate no município e região”, disse o supervisor.

O curso terá duração de seis dias e está sendo ministrado pelos instrutores da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública (Caesp). Segundo o major do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e subcomandante da Caesp, Diego Mendonça, na parte prática os socorristas do Samu serão treinados para aumentar a segurança de voo.

“O Falcão 05 é um helicóptero muito seguro, mas, para que não ocorram acidentes, todos da tripulação devem saber como se portar quando a aeronave for acionada. Com isso, os riscos que possam existir serão minimizados, como a aproximação da aeronave, embarque e desembarque, tanto com helicóptero no solo, como parado no ar”, explicou, ao acrescentar que, durante a parte prática, os profissionais do Samu terão noções básicas de rapel, de espaços aéreos, e treinamento aquático e sobrevivência na mata.