Arapiraca

Audiência pública é realizada em Arapiraca para discutir a atuação do MP

“ Mostrar ou não a fisionomia de uma acusado requer cuidados apenas no primeiro momento", disse Malta Marques

Por 7 Segundos 26/02/2018 13h01
Audiência pública é realizada em Arapiraca para discutir a atuação do MP
Audiência pública para discutir a atuação do MP - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Debater medidas para o aprimoramento da atuação do Ministério Público junto à sociedade e elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministério. Esse foi o objetivo do MP durante audiência pública, realizada hoje, 26, no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, em Arapiraca.

Com o tema: “Quero ouvir você”, foram discutidos pontos referentes aos Direitos Humanos, Combate ao Crime, Infância e Juventude, Educação, Saúde, Idoso, Meio Ambiente, Pessoa com Deficiência, Consumidor e Patrimônio Público.

Estiveram presentes à mesa de abertura o Promotor de justiça, Napoleão Amaral, O diretor do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Justiça ( CAOP), José Antônio Malta Marques, procurador de justiça, Geraldo Magela, promotora Stela Valeria Soares de Farias Cavalcante, representanto diocese de Penedo, Pe. Antenor Montenegro e demais membros do Ministério público

O diretor do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Justiça ( CAOP), José Antônio Malta Marques, destacou a importância de traçar parcerias com gestores municipais, vereadores e a própria sociedade.

“A sociedade deve se posicionar. só assim tiraremos conclusões de como serão os direcionamentos e as ações do ministério publico depois de ouvidas a população de Alagoas”

Malta Marques falou ainda da atuação dos meios de comunicação a cerca da publicação devida e indevida de fotos de supostos criminosos, a legalidade o que não corresponde ao direito de imprensa.

“ Mostrar ou não a fisionomia de uma acusado requer cuidados apenas no primeiro momento. Quando não estão fechados detalhes. Quando não se consolidar a acusação , como ficaria a imagem de acusação a um inocente. Quando a denuncia consolidado e denunciado pelo MP, ,se ele praticou , ele deve saber que teria que se expor e levado ao conhecimento do povo em geral.” afirmou

O evento promoveu esclarecimento das ações realizadas e as possíveis parcerias com a comunidade.

“ É esse o grande anseio do Promotor-geral de justiça, Alfredo Gaspar, mostrar que o MP atende a comunidade, promotor de comunidade, que sente, que sofre com a sociedade e que também vibra a cada conquista “declarou Malta.

José Weldson da Silva, representante Civil, cobrou não apenas a participação da comunidade, temas a serem abordado, cobrou uma maior agilidade e atuação do MP.

“ Eu vejo como uma forma de exercer a nossa responsabilidade. Espero também que o MP diga para que veio e como podemos atuar” finalizou o representante.

Apesar de ser um evento aberto a toda comunidade, poucas pessoas compareceram ao planetário.

Tags: