Educação

Prefeitura de Piaçabuçu e IMA levam ações educativas às escolas da rede pública

Por Assessoria e 7Segundos 06/03/2018 17h05
Prefeitura de Piaçabuçu e IMA levam ações educativas às escolas da rede pública
Profissionais do projeto - Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (06), a Prefeitura de Piaçabuçu levou atividades de educação ambiental aos alunos da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no Ginásio de Esporte em uma competição entre estudantes com jogos ambientais. As atividades com temas relacionados à coleta seletiva, bioma alagoano e práticas sustentáveis levaram o conhecimento de forma lúdica.

No decorrer da semana serão realizadas outras atividades, combinadas com as ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) executadas no município.

O IMA participa ativamente das ações do FPI do São Francisco, que está em sua oitava edição. Além dos fiscais do Instituto, técnicos de educação ambiental estão na Bacia do Rio levando ações às escolas municipais da região.

Segundo Pedro Normande, gerente educacional de meio ambiente do IMA, o projeto de educação ambiental complementa as ações realizadas pela FPI “por fugir do caráter punitivo da fiscalização”. De acordo ele, a ideia principal é capacitar professores e gestores públicos através de palestras ligadas às problemáticas da região.

Além da caravana, o IMA leva palestras sobre o Rio São Francisco e as Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Marituba e Piaçabuçu. Ao final de cada ação, o órgão tem realizado plantio de mudas de espécies nativas para simbolizar a importância da preservação ao meio ambiente.

FPI

A oitava edição da FPI do São Francisco teve início, no último domingo (04) e vai até dia 17 de março. Com um total de 10 equipes, cada uma delas é composta por integrantes de diversos órgãos como: IMA/AL, Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Estado de Alagoas (MPF/AL), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL).

Segundo o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Otávio Augusto, a FPI tem a finalidade de diagnosticar os danos ambientais na Bacia do Rio São Francisco e adotar medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores dos danos ambientais.