Saúde

Seagri distribue "filhotes de peixe" para combater mosquito da dengue

Por Agência Alagoas 12/03/2018 08h08
Seagri distribue 'filhotes de peixe' para combater mosquito da dengue
Alevinos de tilápia são alternativa no combate ao Aedes aegypti - Foto: Agência Alagoas / Ronaldo Lima

No Sertão alagoano, a população já passa a contar com aliados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue: os alevinos de tilápias. O controle biológico é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a secretaria municipal de saúde de Santana do Ipanema.

Dados da coordenação municipal de Endemias revelam que na comunidade Areia Branca, zona rural de Santana do Ipanema, o índice de infestação predial do mosquito da Dengue foi reduzido de 9,05 para 2,81. A redução foi possível com a utilização dos alevinos no combate às larvas do Aedes aegypti.

Desde 2015, a superintendência de Aquicultura da Seagri vem fazendo a distribuição de alevinos ao município de Santana do Ipanema. No total, já foram utilizados 35 mil alevinos em cisternas e reservatórios de água nas residências para o combate às larvas do Aedes aegypti.

Como informa Gildo Gomes, coordenador municipal de endemias, para facilitar ainda mais o trabalho com os alevinos, foi montado um “berçário”, na sede da secretaria municipal de saúde, onde eles são depositados para serem usados nos domicílios. “Quando os alevinos são colocados nas cisternas, percebe-se que as larvas desaparecem”.

Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, informa que os municípios que tenham interesse pelos alevinos de tilápias para o uso de combate ao mosquito Aedes aegypti, podem encaminhar ofício à Seagri. “Nosso objetivo é atender da melhor forma possível às demandas dos municípios”.