Saúde

Profissional do Mais Médico é afastado de unidade de saúde e comunidade reclama

“Não faço nenhum favor ao atender os pacientes, é meu trabalho, acredito no SUS” diz Dr. Lucas de Almeida

Por 7Segundos 26/03/2018 12h12
Profissional do Mais Médico é afastado de unidade de saúde e comunidade reclama
Dr. Lucas de Almeida - Foto: Reprodução / Internet

Um médico que atuava há dois anos na Unidade de Saúde da Família Dr. Edler Lins, localizada no bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca, teve suas atividades suspensas pela atual gestão, causando revolta à comunidade que aguardava pelos atendimentos agendados até maio do corrente ano.

O médico Lucas de Almeida, natural de Maceió, integra o Programa Federal “Mais Médicos”, e ao lado de outros dez profissionais presta serviço no município. Na última quarta-feira (21), em meio aos atendimentos no posto de saúde, o médico recebeu um ofício da coordenação de saúde municipal, desvinculando suas atividades do município. “Recebi o ofício por meio de representantes, assinei e vi do que se tratava. Continuei atendendo todos os pacientes que aguardavam. Não entendi o “afastamento”, mas cumpri com o que me tinham pedido e logo comuniquei às autoridades em nível federal, diz o médico.

Segundo informações do próprio médico, o Programa disponibiliza um dia de capacitação para seus integrantes. Um momento de educação continuada realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, em Maceió, todas as segundas-feiras. “A secretaria me procurou alegando que eu precisaria mudar meu dia de estudo. Eu questionei e pedi que me apresentasse algum documento que respaldasse alguma norma técnica que exigisse a mudança, e eles não me apresentaram. Como na unidade são duas equipes, o que não poderia acontecer é a outra equipe ter o dia de trabalho externo no mesmo dia, o que não acontecia”, explicou Lucas.

A Secretaria de Saúde emitiu, por meio de documento, uma norma técnica exigindo a adequação de todos os profissionais às mudanças de dias e horários. No final de dezembro do ano passado todos os profissionais foram adequados às exigências da Secretaria. “Saí de férias em janeiro e quando retornei, me reuni com a coordenação de saúde aqui de Arapiraca e coordenação do programa e readequei meus horários. Desde o primeiro dia de março estou realizando os atendimentos conforme as normas que a Secretaria exigiu. Ainda estou sem entender”, desabafa o médico.

O profissional enviou uma defesa para a Coordenação do Programa Mais Médico e aguarda o posicionamento e a relocação para outro município ou a recontratação para Arapiraca. “Em relação ao meu trabalho, desempenho eles não têm do que reclamar. Executo meus serviços como tem que ser. Tenho meus pacientes e prezo por eles. Atendimentos, tratamentos e acompanhamentos. Digo a cada um deles que não faço nenhum favor, eles têm direito ao serviço público. Acredito no Sistema Único de Saúde (SUS), porque assim fui formado. Estimulo a cada um a procurar um serviço de qualidade. Só lamento por eles. É muito importante a relação paciente médico.” lamenta o profissional de sáude.

Algumas pacientes atendidas pelo médico procuraram o 7Segundos solicitando a volta do médico ao posto de saúde. “É toda vez assim, quando temos um profissional competente, logo a prefeitura tira. Dr. Lucas nos acompanhava e fazia um trabalho brilhante. Agora, muitas de nós vamos ter que começar tudo novamente, uma tristeza”, conta a paciente que pediu para não ter o nome divulgado. "Não tenho vínculo eleitoral com Arapiraca. Não tenho pretenções politicas, sou profissional e o que faço é por me sentir responsável pela causa", finaliza Dr. Lucas.

O 7Segundos procurou a Prefeitura e aguarda posicionamento em relação ao afastamento do profissional.