Política

Canapi nega nepotismo e diz que contratação de parentes é ‘reforço’

Prefeito nomeou pai como secretário; outros parentes ocupam cargos semelhantes

Por 7Segundos 06/04/2018 11h11
Canapi nega nepotismo e diz que contratação de parentes é ‘reforço’
Ex-gestor de Canapi condenado na Operação Gabiru, volta a ocupar cargo público - Foto: Ilustração

A Prefeitura de Canapi emitiu nota sobre suposta prática de nepotismo, após nomear parentes para cargos públicos do município. No último dia 02 de março, o prefeito de Canapi, Vinícius José Mariano de Lima, nomeou José Ariel de Lima Barbosa e José Hermes de Lima, para as secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, e de Assuntos Estratégicos.

José Hermes é ex-prefeito de Canapi e pai do atual prefeito - que já nomeou a mãe para a Assistência Social e dois tios para as secretarias de Obras e Administração Pública. Na portaria publicada em 02 de março há ressalva de que José Hermes não receberá proventos do cargo para o qual fora nomeado e que os valores serão revertidos ao município.

Além de ver com maus olhos a nomeação do ex-prefeito para o cargo de secretário, os eleitores questionam sua permanência no cargo público, em razão de uma condenação judicial datada de 2012, junto ao TRF, da 5ª região, em Recife (PE). A ação judicial decorre da Operação Gabiru, deflagrada pela PF em 2005 e que desarticulou uma quadrilha acusada de desviar milhões de reais da merenda escolar em Alagoas. Em razão dessa condenação ‘Zé Hermes’ como é conhecido, foi impedido de disputar as eleições em 2016.

Em nota, a prefeitura comemora a nova contratação e reafirma os benefícios da experiência política do ex-prefeito.

“Com a contratação e será um reforço em seu quadro administrativo. José Hermes, que é pai do Prefeito Vinícius Lima, chega para somar junto à administração, trazendo consigo uma considerável carga de experiência política e administrativa para agregar ainda mais valores à administração municipal”, disse a assessoria.

Em relação a condenação e o impedimento a qualquer cargo público, a assessoria informou que a decisão inicial proíbe a atuação em qualquer cargo, todavia, ele só fica impedido totalmente após transitado e julgado em todas as instancias, o que ainda não ocorreu.

O 7Segundos tentou contato com a PF, sem sucesso.