Educação

Instalações esportivas do CEI de Arapiraca são inauguradas

Por Agência Alagoas 07/04/2018 11h11
Instalações esportivas do CEI de Arapiraca são inauguradas
Instalações esportivas do CEI de Arapiraca são inauguradas por Renan Filho - Foto: Assessoria

Os equipamentos esportivos do Centro de Educação Integral (CEI) Mário César Fontes, em Arapiraca, foram entregues no início da noite de sexta-feira (6). O governador Renan Filho e o vice, Luciano Barbosa, inauguraram as modernas instalações.

A entrega do complexo esportivo - primeira etapa do CEI de Arapiraca - beneficia mais de 13 mil estudantes da rede estadual. A solenidade fez parte da programação da 9ª edição do Governo Presente, realizado no Agreste alagoano.

Renan Filho afirmou que os Centros de Educação Integral vão se espalhar por Alagoas e serão referência para o Brasil. "Daqui a alguns dias, vamos inaugurar mais uma, lá no Cepa; lançaremos o terceiro no Benedito Bentes, mas também teremos CEI em Santana do Ipanema, Penedo, Delmiro Gouveia, União dos Palmares, Porto Calvo, Palmeira dos Índios e isso vai tomar conta de toda Alagoas", declarou o governador.

Em Arapiraca, as instalações do CEI proporcionam um espaço que une educação, cultura e esporte, integrados à paisagem urbanística da cidade. O projeto tem como propósito interligar sociedade e escola, fazendo com que a comunidade tenha o sentimento de pertencimento em relação à instituição.

Nesta primeira etapa, foram entregues a pista de atletismo, o campo de futebol society e a piscina semi-olímpica. O espaço foi integrado às escolas estaduais Quintella Cavalcante, Izaura Antônia de Lisboa e Pedro Reis, que formam o complexo estudantil, e conta, ainda, com três ginásios esportivos.

 

Solenidade

A apresentação da equipe de nado artístico do Cepa Maceió abriu a solenidade, logo após o descerramento da placa inaugural do CEI. Em seguida, foi exibido um vídeo em três dimensões (3D) de como ficará todo o complexo, após a entrega dos demais equipamentos, correspondentes à segunda etapa.

O CEI de Arapiraca leva o nome do professor Mário César Fontes, falecido em 2008, e que foi secretário municipal de Educação de Arapiraca na gestão do então prefeito Luciano Barbosa, hoje secretário de Estado.

"É uma homenagem gratificante para toda a família, porque o nome do professor Mário César Fontes não pode ficar esquecido. Então, é uma satisfação muito grande para todos nós", disse Melânia Fontes de Deus, irmã do homenageado.

Luciano Barbosa afirmou que, além de professor, Mário César Fontes era um educador, que o ajudou a instalar dez escolas em tempo integral em Arapiraca, à época em que era prefeito.

"O nome dele é o carimbo que dá uma responsabilidade muito grande a quem vai tocar um projeto como esse, porque precisamos honrar o nome do professor Mário César Fontes", afirmou Barbosa.

A segunda etapa, que será entregue até o final deste ano, contará com equipamentos de lazer e cultura, fonte luminosa, auditório, espaço lúdico de aprendizagem e biblioteca, a mais moderna de Alagoas. Ao todo, o CEI possui 23 mil metros quadrados, num investimento de R$ 6,5 milhões.

"Esse Centro de Educação Integral nada mais é do que colocar em prática todas as políticas públicas, quatro delas específicas: educação, lazer, cultura e esporte", completou o vice-governador.

Prestigiaram a solenidade, o senador Renan Calheiros, os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Jairzinho Lira, Ronaldo Medeiros e Galba Novaes; além de secretários de Estado.