Política

Câmara aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública

Proposta busca facilitar atuação conjunta da área, a partir de planejamento e execução integrada

Por Band 12/04/2018 10h10
Câmara aprova criação de Sistema Único de Segurança Pública
Congresso tem semana dedicada à pauta de segurança pública - Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (10) a proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Proposta, enviada ao Congresso pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), será analisada pelo Senado.

O texto aprovado, de acordo com a Agência Câmara Notícias, busca facilitar atuação conjunta e coordenação em nível nacional na área da segurança, além de prever ocorrência dessas operações por meio de planejamento e execução integrados.

Proposta inclui ainda adoção de estratégias comuns para prevenir crimes, aceitação mútua de registros de ocorrências, compartilhamento de informações e intercâmbio de conhecimento técnico e científico entre os órgãos de segurança de todo o país.

O Susp será formado pelos setores de segurança pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Nesse sentido a Polícia Federal (PF), as polícias civis e militares dos Estados e de Brasília (DF), além das guardas civis municipais estão incluídos.

A segurança pública tornou-se uma das principais bandeiras de Temer, que criou ministério específico para cuidar da área. O presidente também decretou intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.