Educação

Laura Souza assume Educação e garante dar continuidade aos trabalhos da Secretaria

Por Agência Alagoas e 7Segundos 13/04/2018 14h02
Laura Souza assume Educação e garante dar continuidade aos trabalhos da Secretaria
Nova secretária de Educação - Foto: Assessoria

A professora Laura Souza assumiu a Secretaria de Estado da Educação. Ela foi empossada na manhã desta sexta-feira (13) pelo governador Renan Filho, em solenidade realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

“Confesso que senti o peso nos ombros desde o primeiro momento, porque a pasta da Educação - como o governador falou - é estratégica para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. Assumo a Secretaria, além de toda essa responsabilidade, tendo também o compromisso de dar continuidade ao trabalho que tem sido executado ao longo desses três anos pelo nosso secretário Luciano Barbosa, um trabalho que transformou a Secretaria de Educação no sentido de despertar o sentimento de pertencimento dos servidores da rede e que conseguiu trazer um novo clima dentro da Secretaria, de entusiasmo, de acreditar que é possível e de buscar sempre os melhores resultados”, declarou Laura Souza.

Luciano Barbosa, que se desincompatibilizou do cargo, fez um balanço da gestão dele à frente da Seduc, destacando a instalação das escolas em tempo integral, a redução do número de contratos existentes na Secretaria e os redirecionamos para fomentar o desenvolvimento da Educação. Além disso, citou que os 13 gerentes regionais de ensino, desde o primeiro ano de gestão, passaram a ser escolhidos tão somente pelo valor do IDEB de sua escola.

“Isso foi muito importante, porque não se trata de uma premiação ao diretor, mas uma premiação à escola. Isso tirou a má influência da política com ‘p’ minúsculo para a política com ‘P’ maiúsculo, que são as políticas públicas para a Educação, uma maneira de valorizar aqueles que trabalham efetivamente e que dedicam a sua vida à Educação”, analisou Luciano.

Luciano Barbosa comemorou, também, a redução da evasão escolar, que nos últimos três anos foi da ordem de 43% contra apenas 17% de queda registrada nos outros sete anos, que antecederam a gestão dele.

“A redução nos últimos 10 anos foi de 60%, mas é preciso separar os últimos três anos de nossa gestão e os sete anos para trás”, observou. “Os dados de reprovação também são muito menores do que no passado, o que nos aponta a possibilidade de que teremos um acréscimo razoável no IDEB”, acredita.

Perfil

Laura Cristiane de Souza é formada em Química pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da Ufal. Lecionou na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e é professora do Campus Arapiraca da Ufal.

Ela também coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Química do Campus Ufal-Arapiraca de 2011 a 2014. Em 2015, exerceu a função de secretária adjunta da Educação na Seduc e, desde 2016, atua como secretária executiva da Educação de Alagoas.

Nos últimos dois anos, Laura Souza esteve à frente da organização do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, evento de protagonismo juvenil onde os estudantes expõem trabalhos e talentos nas áreas de ciência e tecnologia, cultura e artes, inovação e cultura empreendedora.