Brasil

Após ser abordado por agentes de trânsito, homem sofre parada cardíaca

População acusou agente de disparar arma de choque contra o rapaz

Por Diário de Pernambuco 06/06/2018 07h07
Após ser abordado por agentes de trânsito, homem sofre parada cardíaca
Rapaz sendo reanimado pelos bombeiros, em Recife - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco foi acionado para uma ocorrência de queda de um motocliclista que estava ferido no bairro de Boa Viagem, Zona Sul de Recife (PE), na manhã dessa terça-feira (5). Em um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o rapaz, de 21 anos, deitado no chão enquanto é reanimado pela equipe. No entanto, o responsável pelas cenas, enquanto grava, diz que um dos agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) teria disparado uma arma de choque contra o jovem. 

De acordo com a CTTU, o episódio tratou-se de uma abordagem ao motocliclista. Sem sucesso, agentes acompanharam o veículo da Avenida Vinte de Janeiro, no bairro de Boa Viagem, até a Rua Armindo Moura, onde foi possível pará-lo. Na ocasião, o condutor já teria descido da moto apresentando sinais de mal súbito. Ao identificar a situação, um dos agentes prestou socorro à vítima e acionou o Corpo de Bombeiros, que deu continuidade ao atendimento.

Os agentes de trânsito que realizaram a ação afirmam que não houve utilização da taser durante a ação, justificando que o equipamento só permite um disparo por cartucho e não foi deflagrado, continuando intacto.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e duas motos de resgate e uma viatura foram conduzidas para o local e prestaram socorro ao condutor. 

Segundo a equipe, o jovem estava em parada cardiorrespiratória e foi reanimado pelos Bombeiros, que utilizaram o desfibrilador externo automático (DEA). Após o atendimento, a vítima foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, onde permanece para avaliação e cuidados médicos.

O jovem não tinha permissão para conduzir o veículo, que também não estava devidamente licenciado e foi removido para depósito. 

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o rapaz está em estado grave, porém estável. Ele está na área vermelha, onde ficam os pacientes da unidade que precisam de maior observação.