Política

Presidente destaca avanço da Câmara Municipal e anuncia recesso parlamentar

Vereadores aprovaram LDO, mas podem ser convocados para sessão extraordinária

Por Paulo Marcello 27/06/2018 02h02
Presidente destaca avanço da Câmara Municipal e anuncia recesso parlamentar
Presidente destaca avanços e diz que sessão itinerante vai continuar - Foto: Josival Meneses/7Segundos

A presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, professora Graça Lisboa (PDT), falou com exclusividade ao Portal 7Segundos, na noite desta terça-feira (26), após a última sessão do Poder Legislativo, antes do recesso parlamentar do meio do ano.

Graça destacou, inicialmente, que no último dia de plenária deste semestre foi possível aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece quais serão as metas e prioridades da gestão municipal para o ano seguinte.

“Falar de nosso trabalho é muito gratificante. Hoje nós estamos encerrando oficialmente os seis primeiros meses e entrando em recesso. Aprovamos a LDO e fazendo um balanço, de fevereiro até agora, podemos dizer que tivemos bastante produção”, disse a presidente lamentando o fato de a Câmara ainda realizar suas sessões no auditório do CRIA, provisoriamente.

Nova Câmara

Graça Lisboa acredita que, após o fim do recesso, as sessões já serão realizadas na nova sede da Câmara Municipal, no antigo prédio da Escola de Governo e que também já abrigou a prefeitura de Arapiraca. Ela revelou que buscou incansavelmente os meios para que a ‘nova casa’ já estivesse pronta, mas os trabalhos foram impedidos de seguir adiante por conta de todo o processo de licitação, exigido por Lei.

“Infelizmente no serviço público ainda há muita burocracia no processo licitatório, mas estamos chegando ao fim, falando sobre a estrutura da Câmara. Acredito eu, que em Agosto a gente já realize a sessão na nova Câmara. Vamos aproveitar o mês de recesso para fazer a mudança e os últimos ajustes”, disse.

Sessões itinerantes

A professora agradeceu ao empenho dos demais pares da Casa Herbene Melo, sobretudo pela aprovação do retorno das sessões itinerantes, que são realizadas todos os meses numa comunidade da área urbana e/ou rural e lembrou que a agenda para estas ‘reuniões externas’ já está lotada até o final deste ano.

Graça disse também que as sessões itinerantes dão respostas positivas e mais rápidas aos moradores de Arapiraca. Ela disse que por mais que as pessoas compareçam às sessões na Câmara, não é a mesma coisa quando os vereadores vão a um bairro, sítio ou povoado. A professora pontuou positivamente o retorno das sessões que são levadas para bem próximo dos moradores da cidade.

“Ta sendo de fundamental importância esse retorno das sessões itinerantes. Quando a gente vai às comunidades, a gente renova as energias daqueles moradores e eles trazem as necessidades para a gente. As sessões itinerantes servem para que nós (vereadores) possamos ouvir o povo de Arapiraca e minimizar os problemas que assolam a nossa cidade. Com certeza é um ponto positivo o retorno das sessões itinerantes”, destacou a parlamentar.

A vereadora citou ainda que existe a possibilidade, mesmo que remota, dos vereadores serem convocados para sessões extraordinárias durante o recesso, visto que ficaram pendências de assinaturas de alguns pareceres de projetos do Poder Executivo e que a Casa fará uma avaliação pra que seja visto se é importante a votação desses projetos ou se será melhor esperar para o mês de agosto.