Polícia

Comandante do 3º BPM de Arapiraca orienta técnicas para operações especiais

Instrução aconteceu durante Curso de Operações Policiais Especiais do BOPE, em Recife

Por Assessoria 27/06/2018 12h12
Comandante do 3º BPM de Arapiraca orienta técnicas para operações especiais
Curso de Operações Policiais Especiais - Foto: Assessoria

O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Arapiraca, tenente-coronel Ênio Bolivar, ministrou instrução de “Técnica de Baixa Luminosidade - Low Light”, nessa terça-feira (26), durante o Curso de Operações Policiais Especiais (COPES) do BOPE, em Recife, Pernambuco. A intenção era difundir o conhecimento na técnica, na qual o comandante é especialista.

Ao todo, 27 militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Pernambuco participaram das instruções de Low Light. “Procurei abordar a importância de o militar estar preparado para situações com pouca luz, destacando as técnicas adequadas para uso da lanterna na atividade policial”, destacou o oficial alagoano. Outro militar também atuou como instrutor do curso,o soldado Pedro Tenório. 

Curso de Operações em Baixa Luminosidade.

A Polícia Militar de Alagoas foi a pioneira na realização do curso, que contou com a participação do tenente-coronel Bolivar como instrutor do curso nos Estados Unidos, identificando assim a importância de ser o multiplicador e difundir este conhecimento com os agentes da segurança pública do Brasil. Bolíver já ministrou instruções em vários estados brasileiros e em alguns países da América do Sul e Europa.

A primeira edição do Curso de Operações em Baixa Luminosidade (COBL) foi realizado na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM). Em Arapiraca, o curso já aconteceu três vezes, com militares de diversas unidades do estado sendo formados.

Sobre o tenente-coronel Ênio Bolívar

O tenente-coronel Bolivar é policial militar em Alagoas há 25 anos, especialista em ações em Baixa Luminosidade e pioneiro na disseminação da técnica no Brasil. Foi treinado na SWAT e já ministrou cursos capacitando agentes de diversos órgãos de segurança do país, disseminando a importância de incluir o equipamento no serviço das ruas.

Em setembro de 2016, o oficial lançou a obra “Baixa Luminosidade – técnicas e táticas”, em que apresenta, ao longo de 170 páginas, as principais diretrizes do tema. Em 2018, o tenente-coronel pretende lançar a segunda edição do livro, que está em fase final de edição.