Alagoas

Oficinas de sabão evitam descarte irregular de óleo de cozinha

Iniciativa da cooperativa Inovar orienta a população durante o Dia de Cooperar 2018

Por 7 segundos com Assessoria 30/06/2018 15h03
Oficinas de sabão evitam descarte irregular de óleo de cozinha
Iniciativa da cooperativa Inovar orienta a população durante o Dia de Cooperar 2018 - Foto: Assessoria

A Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza (Inovar) realiza a segunda edição da Oficina de Sabão Ecológico durante o Dia de Cooperar 2018, na orla do município de Penedo. A população pôde participar de diversos workshops ao longo do dia.

A intenção é orientar a coleta do óleo de cozinha utilizado principalmente nas residências e a transformação dele em sabão em barra, minimizando o descarte irregular do produto e a reutilização do óleo.   

Além do objetivo ecológico, a Inovar oportuniza o início da comunidade no empreendedorismo. “Queremos mostrar para jovens e adultos que é possível obter uma fonte de renda apenas com materiais que jogaríamos fora, com criatividade e comprometimento com o meio ambiente”, frisou Ariana Melo, professora de Química do Colégio Inovar e instrutora da oficina.

Maria Madalena, 53, professora, participou da uma das oficinas de sabão e achou interessante a oportunidade de poder economizar. “Além disso, explicaram que esse sabão tem uma duração superior aos que compramos em supermercados e que minha filha que tem alergia poderá usá-lo por ser neutro”, disse.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL), Marcos Rocha, destacou que projetos que incentivam preservar o meio ambiente e gerar renda para a comunidade são bem vindos ao movimento nacional Dia de Cooperar. “Nosso intuito é fazer com que mais cooperativas vistam a camisa da solidariedade e tornem esses projetos contínuos”, explicou.