Política

Pesquisa aponta que países com mais mulheres no governo têm menos corrupção

Estudo publicado no "Journal of Economic Behavior & Organization" analisou dados de 125 países, incluindo o Brasil

Por 7 segundos com G1 08/07/2018 11h11
Pesquisa aponta que países com mais mulheres no governo têm menos corrupção
Estudo publicado no - Foto: Divulgação

Os índices de corrupção do governo são menores nos países onde há mais mulheres na política, de acordo com pesquisa elaborada pelos pesquisadores Chandan Jha e Sudipta Sarangi. O levantamento, que analisou dados de 125 países, incluindo o Brasil, foi publicado no "Journal of Economic Behavior & Organization". As informações são do G1.

Os pesquisadores concluíram que na Europa, por exemplo, a probabilidade de suborno é menor nas regiões com maior representação política de mulheres nos governos locais.

"Esta pesquisa ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em cargos de liderança e sua representação no governo", afirma Sarangi, professor de economia e chefe de departamento da Virginia Tech, dos Estados Unidos.

A queda nos índices de corrupção se deve, principalmente, ao tipo de projetos propostos por mulheres. Segundo a pesquisa, elas "tendem a favorecer políticas que melhoram coisas como a provisão de bens públicos, saúde, educação e bem-estar infantil".

"Descobrimos que os países onde as mulheres têm status social semelhante ao dos homens - por exemplo, em países mais desenvolvidos, eles ainda reduzem a corrupção e não a aumentam. Portanto, fazemos essa afirmação. É porque buscam políticas diferentes", explica Sarandi.

A conclusão do estudo aponta para a urgência de promover a igualdade de gênero em geral e, em especial, promover a presença de mulheres na política. Análises anteriores sugeriram que uma maior presença de mulheres no governo também está associada a melhores resultados de educação e saúde.